top of page

Periodicidade: Diária

2/28/2024

  • comercioenoticias

CARTAXO: MUSEU RURAL E DO VINHO VAI INAUGURAR EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA


A Câmara Municipal do Cartaxo escolheu um objeto icónico para assinalar o Dia Internacional dos Museus que, em 2023, propõe o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai receber a exposição temporária que mostrará como a bicicleta evoluiu ao longo dos tempos e como está a adquirir um papel muito relevante no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar globais, bem como no combate às mudanças climáticas.

A exposição apresenta uma breve história da bicicleta e alguns exemplares das antigas “pasteleiras” usadas como meio de transporte, por exemplo, pelo trabalhador rural. Ao longo da história, artesãos e profissionais diversos fizeram dela modo de subsistência e solução para a realização de tarefas – tal como aconteceu com o amolador, os vendedores de pão e leite, peixeiro, o polícia ou o tanoeiro.


A exposição mostra também o seu papel em modalidades desportivas, dando destaque aos ciclistas do concelho do Cartaxo, vencedores da Volta a Portugal – José Maria Nicolau, Alfredo Trindade, Francisco Valada e Marco Chagas –, exibindo as suas bicicletas, troféus e recordações.

As modalidades BMX, BTT, Down Hill, pista, estrada, bem como as bicicletas de gravel e elétricas, também estarão presentes na exposição que será inaugurada no dia 20 de maio, às 17h00 e ficará patente ao público até ao dia 25 de junho, acompanhando outro evento ligado a este tema – a II edição do passeio ciclista de época, A Clássica, que se realizará no Cartaxo entre 2 e 4 de junho.

Horário:

De terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30

Entrada gratuita.


16 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page