top of page

Periodicidade: Diária

3/29/2024

  • comercioenoticias

CARTAXO: JOVEM DE VILA CHÃ DE OURIQUE FOI PRESIDENTE DA CÂMARA POR UM DIA


Ontem, 13 de fevereiro, a Escola Básica de Vila Chã de Ourique deu “feriado” a uma das suas alunas para que pudesse estar bem cedinho no edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo para “tomar posse” como Presidente por um Dia.

Ainda não eram nove da manhã e já a jovem “Presidente” se mostrava pronta para assumir as suas novas funções. É verdade que o momento a deixou com um pouco de “nervoso miudinho”, mas a corajosa Carlota fez-se acompanhar de dois elementos da família – o avô e a irmã mais velha – que lhe garantiram o apoio necessário antes de a deixar sozinha a cumprir as suas obrigações.

Depois da “passagem de presidência” de Pedro Magalhães Ribeiro para a jovem, foi tempo de partir para Vila Chã de Ourique onde está a decorrer, durante o mês de fevereiro, a iniciativa Presidência Aberta.


PUB.


Recebida em Vila Chã de Ourique pelo Presidente da Junta, Vasco Casimiro, a Presidente por um Dia, ocupou o seu lugar ao lado de Pedro Magalhães Ribeiro para assumir os trabalhos da Comissão Municipal de Proteção Civil, a que se seguiram mais duas reuniões, a reunião do Conselho Municipal de Segurança e a Comissão Municipal de Trânsito.

No decorrer dos trabalhos, a Carlota ficou a conhecer os representantes das forças de segurança – o Comissário Vítor Antunes da PSP, o Comandante do Posto da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior e o Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, David Lobato –, que têm assento quer na comissão, quer nos concelhos, para além dos presidentes de junta de freguesia presentes, dos responsáveis e técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, como Ana Coelho que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Serviço, ou a procuradora do Ministério Público, entre outros técnicos do Município do Cartaxo e responsáveis de diversas instituições do concelho.

Temas tão importantes como a segurança de pessoas e bens, a organização do trânsito no concelho, o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Municipais no auxílio à população, ou as decisões sobre requerimentos enviados pela população, foram temas que a jovem ficou a conhecer durante a manhã. Uma manhã de muito trabalho que a Carlota enfrentou com “um comportamento exemplar, com muita atenção às propostas apresentadas pelas diversas instituições presentes, ao que acrescentou ainda uma grande simpatia para com todos os presentes”, assegurou o presidente da Câmara Municipal.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, a iniciativa permite a uma criança ou jovem “acompanhar um dia de trabalho normal do presidente de câmara, despertando-lhe a atenção para a importância da participação dos cidadãos no processo de decisão pública”, esperando que, a par da iniciativa Presidência Aberta, a iniciativa Presidente por um Dia possa “reforçar a relação entre os decisores políticos e aqueles a quem mais importam as decisões tomadas”, o autarca explicou que as iniciativas se vão manter ao longo de todo o ano, em cada uma das freguesias – “é muito importante que possamos ter cada vez mais pessoas a participar nas reuniões e visitas de trabalho. Que cada pessoa, cada empresa, cada instituição possa fazer-se ouvir e dar conta não só das dificuldades sentidas, mas também do trabalho que desenvolve em prol do crescimento cultural, desportivo, social e económico do nosso concelho. As presidências abertas também devem ser espaço para a valorização do que de melhor é feito em cada freguesia”.

Presidência aberta continua até dia 27 de fevereiro em Vila Chã de Ourique

Todas as iniciativas, reuniões e visitas de trabalho, são abertas ao público, tendo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, endereçado convites a todos os autarcas eleitos – vereadores da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal, presidentes de junta e de assembleia de freguesia, para estarem presentes em todo o programa.

Para além de Vila Chã de Ourique, a Presidência Aberta decorrerá em Pontével, Cartaxo, Lapa, Vale da Pedra, Valada, Vale da Pinta e Ereira, com iniciativas agendadas ao longo de todo o ano.

39 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page