• comercioenoticias

CARTAXO: EXPOSIÇÃO EVOCATIVA ASSINALOU O DIA 10 DE JUNHO NO CONCELHO


O Centro Cultural do Cartaxo, que no dia 10 de junho assinalou 16 anos de dedicação à cultura, foi o espaço escolhido para receber a exposição evocativa – Vida e Obra de Maria Manuel Simão e de Rogério Mendes Coito –, ambos falecidos recentemente.

Numa tarde que foi de emoção para família e amigos das duas personalidades que dedicaram grande parte das suas vidas à cultura e ao estudo da história do concelho, mas também à defesa dos ideais de liberdade e democracia, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, destacou “a importância de evocar quem nos deixou um enorme legado cultural e cívico, quem nos deixou obra, mas também nos deixou exemplo de vida e de altruísmo”.

O autarca defendeu que a “evocação dos percursos de vida de Maria Manuel Simão e de Rogério Mendes Coito, é imperativa para o conhecimento sobre nós próprios, enquanto comunidade, porque ambos dedicaram grande parte da sua própria vida à investigação sobre quem somos, como vivemos e como contribuímos para a história do nosso país”.

Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, destacou a relevância da exposição como “ponto de partida para que outros possam seguir os caminhos da investigação histórica, da criação e da divulgação cultural, mas também da dedicação ao associativismo e da participação cívica, que Maria Manuel Simão e Rogério Mendes Coito nos deixam como exemplo de entrega à causa pública”.


PUB.


O vice-presidente, que é responsável pelo pelouro da Cultura na autarquia, destacou ainda que “a exposição se organiza em quatro pilares da vida e obra destas duas pessoas excecionais. O seu empenho na investigação da história do concelho e na sua divulgação, a sua participação na vida pública, a obra que nos deixam para o futuro e a sua expressão criativa”, explicando que “a exposição pretende ser espaço de partida para conhecer o trabalho, muito vasto e muito diverso, que nos deixaram como legado”.

A inauguração contou com o concerto Dedicatórias, de João Ramos, João Guerra e Sandro Félix. A Câmara Municipal do Cartaxo, que organizou a homenagem evocativa, convidou ainda a fadista Filipa Maltieiro, para cantar fados com letras de Rogério Mendes Coito.


EXPOSIÇÃO

Homenagem Evocativa da Câmara Municipal do Cartaxo

Vida e Obra de Maria Manuel Simão e Rogério Mendes Coito

De 10 de junho a 17 de julho de 2021

Entrada Livre


PUB.


12 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/7
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

8/2/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
NOVO SANTA CASA - COVID.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg