Periodicidade: Diária

7/2/2022

  • comercioenoticias

CARTAXO CANDIDATA “ÁRVORE DO CHÁ” A ÁRVORE DO ANO 2022


A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta das Pratas, a Árvore do Ano 2022. O júri nacional já a considerou uma das 10 mais extraordinárias do país, agora é tempo de votar para a levar à Europa. Vote aqui https://portugal.treeoftheyear.eu

Calcula-se que foi há 112 anos que a Árvore do Chá foi plantada na Quinta das Pratas, no Cartaxo. De seu nome científico Melaleuca Armillaris, de origem australiana, a árvore encontrou no Cartaxo terra fértil para crescer até à extraordinária dimensão com que hoje se apresenta – um tronco com seis metros de perímetro do qual saem longos ramos que, como braços de madeira viva, se alongam até aos 9 metros de altura.

Mas se é a sua dimensão o que, à primeira vista, mais impressiona, é a sua ligação às gentes do Cartaxo que a tornam única e insubstituível. Ainda as fotografias não era coisa de tirar por “dá cá aquela palha” e já os seus ramos esculturais eram procurados para cenário de fotografias por quem visitava o Museu Rural e do Vinho bem ali de frente. Foi entre os seus ramos que muitos jovens fizeram as primeiras promessas de amor, que os amigos conversaram horas a fio ou trocaram risos e segredos no fim dos dias de aulas. É caso para dizer que a Melaleuca Armillaris da Quinta das Pratas conhece quase toda a gente no Cartaxo e arredores.


PUB.


Depois de passar 112 a ser abrigo e escultura natural, a oferecer o verde profundo das suas folhas delicadas ou a força dos seus troncos robustos, às gentes do Cartaxo e a quem visita o concelho, é tempo da Árvore do Chá vir pedir ajuda a toda a comunidade – é que para ser conhecida por essa Europa fora precisa de apoio. São apenas dois ou três cliques para se tornar famosa – defenda a sua árvore junto dos amigos, partilhe fotografias, insista e persista junto da família. A sua, a nossa lindíssima árvore precisa de votos.

A votação decorre até dia 5 de janeiro. No dia 6 de janeiro de 2022 será anunciado o vencedor português que irá participar no concurso europeu. Contribua para fazer desta extraordinária árvore, uma árvore mesmo muito vaidosa.


PUB.


120 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg