Periodicidade: Diária

10/3/2022

  • comercioenoticias

CAROLINA FERNANDES É CAMPEÃ ABSOLUTA NOS NACIONAIS DE COIMBRA


Na prova feminina mais rápida, a adolescente Carolina Fernandes, da equipa Galitos/BRESIMAR, sagrou-se campeã nacional, ao completar os 50m livre em 26s17. Assim, estabeleceu um novo recorde nacional para os juniores/17 anos e alcançou mais uma vaga no Campeonato Europeu.

Carolina Fernandes, atleta do Galitos de Aveiro, mostrou seu potencial na competição. Além de estabelecer um novo recorde nos 50m livre, também ganhou os 100m mariposa. Essa era uma das provas mais esperadas, principalmente pelo confronto entre a júnior e a semifinalista em Tóquio 2021 nos 200m mariposa, Catarina Monteiro e a sénior Mariana Cunha.

O recorde anterior dos 50m livre era de 26,25, estabelecido por Beatriz Viegas em 5 de fevereiro de 2017 em Uster (Suíça). Entretanto, Carolina destacou-se na piscina nos 50m e não deu chance a ninguém.

Assim, classificou-se com mais do que o mínimo necessário para as categorias do Campeonato Europeu deste ano.


João Costa é o primeiro português com menos de 54s nos 100m costas

Sob a gestão do seu irmão Rui, João Costa entrou no ranking mundial. A dupla de Guimarães - João Costa e Rui Costa, treinador do próprio irmão – alcançou na sexta-feira (01/04) um novo recorde. O atleta conseguiu fazer os 100m costas em 53,88. Mas as boas notícias não param por aí.

O jovem do Vitória Sport Clube saltou para nono lugar no rank mundial. Além disso, tornou-se o terceiro na Europa. João Costa soma assim o título de campeão português ao seu primeiro recorde nacional absoluto, bem como o mínimo para classificação no Campeonato da Europa, que acontece em Roma e, para o Mundial, em Budapeste.

Apesar de ter apenas 21 anos, o nadador luso já alcançou as marcas de nadadores profissionais com experiência. Durante a competição, ele teve um começo forte, nadou a primeira rodada em 26,29, ainda apenas 17 centésimos de Gabriel Lopes. Mas foi o seu forte segundo tempo que não deu a Gabriel e anterior recordista, Francisco Santos, a chance de terminar no 1.º lugar.

Lopes ficou em segundo lugar, com 54,90 e Santos ficou com o bronze com 55,47. Com estes resultados, os três medalhistas entraram no top 5 da FINA com as maiores pontuações até o momento.


Camila 'Rainha' de Coimbra também nos 100m costas

Outro grande evento nos 100m costas foi a prova feminina. Camila (Louzan Natação), que nadou em casa, surpreendeu e bateu a recordista nacional Rafaela Azevedo. Apesar do reconhecimento do valor de Camila, não se esperava um resultado tão bom: ela estabeleceu um novo recorde em 1:01.10. Ou seja, ultrapassou também seu próprio recorde pessoal,1:02.67.

Tudo isso somado ao requisito mínimo para nadar entre a elite europeia em agosto, o escasso, mas precioso centésimo de segundo, a colocou no top 10 europeu.

Rafaela (Algés e Dafundo/CAR) terminou em segundo com 1m02s15, seu melhor tempo do ano. Num dia com 3 recordes absolutos estabelecidos em Portugal (cinco no total da competição) Miguel Nascimento tem o bónus de igualar o recorde que estabeleceu no Jamor a 19 de dezembro de 2020.


Miguel Nascimento bate recorde e está entre os 5 melhores da Europa

O Benfiquista do CAR está atualmente no top 5 Europeu, depois de ganhar a prova mais rápida da competição com 22,16. Diogo Ribeiro ficou com a prata ao marcar 22,43. Mas desde as eliminatórias, as expectativas já estavam em favor de Miguel Nascimento.

Ele havia superado o recorde nacional, com 22,35s. Assim, superou em 13 centésimos o anterior, que havia sido estabelecido em Las Palmas na semana anterior. Assim, conseguiu acrescentar mais um requisito mínimo para o Campeonato Europeu Júnior e Mundial nessa categoria.

A medalha de bronze foi para o terceiro atleta do Benfica, Miguel Marques, com 22s92. Em quarto lugar ficou o sénior Fernando Silva (agora no Clube Naval do Funchal) a apenas três centésimos de diferença de Marques.


Nos 200m bruços, Raquel P. Gomes alcançou a lista dos melhores tempos da competição

Ao terminar a prova com o tempo de 2m28s29 (que valem 822 pontos FINA), Raquel P. Gomes chegou a uma vitória tripla na competição. Entretanto, ainda não conseguiu alcançar os mínimos para o Europeu.

A atleta voltou ao Estádio da Luz (junto com Tamila e Carolina) como uma das 3 mulheres a conquistar o triplo, conquistado nos estilos de 400m e 200m. Ou seja, será parte fundamental da equipa do plantel de Ricardo Santos para o grande desafio do próximo fim- de- semana, o Nacional de Clubes da primeira divisão.

Com estes resultados, o Campeonato de Clubes e o Europeu tornam-se alvos de expectativas. Alguns apostadores também verão como chance de lucro, ao procurar uma lista de casas de apostas com bonus para aproveitar.

275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg