top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

CAP REÚNE JOVENS AGRICULTORES EM SANTARÉM


A 10.ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores decorreu na manhã de ontem, 5 de junho, no CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, organizadora desta conferência, escolheu a Feira Nacional de Agricultura, o maior certame que o setor realiza em Portugal, para discutir o futuro dos jovens agricultores.

Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, referiu que “o Município tem desenvolvido, a nível local e regional, diversos projetos que visam projetar e potenciar a agricultura no território nacional. Uma das iniciativas é o diagnóstico da realidade agrícola, florestal, pecuária e agroindustrial do Concelho de Santarém e da região onde está inserido, e, desta forma, criar uma estratégia e um plano de ação que potencie o seu desenvolvimento, que permita aos agricultores enfrentarem os desafios que vão aparecendo no setor e criar condições para atrair mais jovens para a agricultura”.


O debate teve como primeiro tema a “Agricultura regenerativa, um caminho para o futuro”, seguindo-se uma mesa redonda cujo tema incidiu sobre “Os desafios para os jovens agricultores no novo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), onde estamos? Para onde queremos ir?” com os oradores Nuno Russo, Pedro do Carmo, Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia da República, Nuno Melo, Eurodeputado e Presidente do CDS, Luís Mira, Secretário Geral da CAP, e Pedro Santos, da empresa CONSULAI, moderada por José Diogo Albuquerque, CEO da Agroportal.

A conferência serviu também para o lançamento da 10ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores que decorre até ao dia 1 de setembro. Este concurso tem como objetivos reconhecer e dar visibilidade aos projetos promovidos pelos jovens agricultores em Portugal, promover a partilha de boas práticas associadas a projetos de investimento e envolver todas as entidades públicas e privadas para a promoção da importância dos jovens agricultores.

A entrega do prémio será no dia 5 de setembro na Agroglobal e o vencedor vai apresentar o seu trabalho a Bruxelas, representando Portugal no Congresso e no Concurso Europeu de Jovens que se realiza anualmente sob o patrocínio do Parlamento Europeu.



62 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page