top of page
Sem nome (1218 × 170 px) (1).png

Periodicidade: Diária

12/4/2023

  • comercioenoticias

CAMPANHA “ESTERILIZAR É CUIDAR” COM INSCRIÇÕES ESTE MÊS NO CENTRO DE RECOLHA OFICIAL DE SANTARÉM


O período de esterilização tem início a 1 de outubro e decorre até ao final do ano de forma gratuita


A Campanha “Esterilizar é Cuidar” do Município de Santarém está de volta. Entre os dias 8 e 30 de setembro as inscrições para a esterilização gratuita de animais de estimação, de canídeos e felinos, devem ser feitas através do preenchimento de Ficha de Inscrição, disponibilizada no site da CMS – Serviços Municipais - Centro de Recolha Oficial de Santarém, via email: croas@cm-santarem.pt.. As inscrições também podem ser feitas presencialmente no CROAS – Canil e Gatil Municipal, às terças-feiras, das 10 às 18 horas. O período de esterilização tem início a 1 de outubro, decorre até ao final de 2023.

De referir que, para usufruir desta campanha gratuita o “titular/detentor do animal” deve ser munícipe, com residência no concelho de Santarém, com apresentação de comprovativo de morada, e os animais devem estar identificados e registados no SIAC - Sistema de Informação de Animais de Companhia, ou a registar no momento da esterilização. Os animais errantes e as colónias de gatos serão esterilizados no âmbito do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), que se encontra em implementação pelo Município de Santarém.

Esta Campanha tem como objetivo controlar a população de animais, contribuindo para a diminuição do número de animais não desejados e evitar a sobrepopulação nos Centros de Recolha Oficiais, como o do Município de Santarém, tal como nos alojamentos das Associações de Proteção Animal.


De referir que, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., está a elaborar a Estratégia Nacional para os Animais Errantes (ENAE), definindo um programa de controlo e gestão destas populações animais, através de um conjunto de estratégias desenvolvidas para prevenir a falta de controlo e o abandono animal e promover a detenção responsável, e que visa a diminuição do número de animais errantes, prevendo que em 2030 a população de animais errantes se resuma aos gatos integrados em programas de Capturar-Esterilizar-Devolver (CED).

A esterilização dos animais de companhia é um ponto fulcral de um bom plano de medicina preventiva, pois tem diversas vantagens diretas para a maioria dos animais, especialmente se for realizada numa fase precoce da vida. Além de prevenir certas doenças e diminuir a probabilidade do aparecimento de outras, tem um efeito direto comprovado no aumento da qualidade e da esperança média de vida dos animais de companhia. Promove ainda alterações positivas no comportamento que facilitam a convivência social e a integração na família, e é um contributo de cidadania importante para ajudar a combater problemas associados ao controlo de natalidade e de abandono de animais. Além dos benefícios diretos para a saúde do animal, só assim será possível evitar crias indesejadas, e prevenir a principal causa do abandono.

Os cuidados de saúde animal bem como o controlo da reprodução são requisitos essenciais à detenção responsável de um animal. Nos termos da lei, o detentor de um animal deve providenciar os cuidados de saúde e o controlo reprodutivo.



96 visualizações0 comentário
Gina Morais.png

onde comer

telefonesuteis.jpg
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page