- comercioenoticias
CAMINHADA MEDIEVAL PERCORREU MONUMENTOS DO CENTRO HISTÓRICO DE SANTARÉM

A Caminhada Medieval, integrada nas Cortes & Lendas de Santarém, contou com a participação de dezenas de participantes, esta sexta-feira, dia 1 de julho. Os participantes foram trajados de acordo com a época, nesta iniciativa que teve início e fim, no Convento de S. Francisco. A Caminhada passou pelo Jardim da República, em direção ao Jardim da Liberdade, com paragem na Igreja de Jesus Cristo, onde os participantes puderam visitar o seu interior. De seguida, os participantes prosseguiram em direção à Rua João Afonso, Igreja do Santíssimo Milagre, desceram as Escadinhas do Milagre, em direção à Igreja da Graça, em direção à Praça Visconde Serra do Pilar, viraram para a Rua Serpa Pinto, em direção à Praça Sá da Bandeira, visitaram a Sé Catedral, passaram pelo Jardim da República, e prosseguiram até ao Convento de São Francisco.
Os participantes e outros visitantes das Cortes & Lendas assistiram também à Lenda do Santíssimo Milagre, no interior do Convento de S. Francisco, a que se seguiram Danças Medievais.
PUB.
Hoje, dia 2 de julho, decorreu já uma Visita à Cisterna, o Cortejo do Rei e o Auto de Abertura do Mercado.
A partir das 16h00 deste sábado, têm lugar as “Conversas no Convento” que procuram distinguir a história, do enredo dramático da ficção. São nossos convidados, a historiadora, professora e medievalista Maria Alegria Marques, da Universidade de Coimbra, o jovem historiador “nascido e criado” em Santarém, João Diogo Carvalho, mestre em História Militar, pela Universidade de Lisboa, e na área da recriação histórica, Rui Iañez Fonseca, responsável pela coordenação cénica e artística das Cortes e Lendas, Santarém Medieval 2022.
A sessão conta com a moderação de José Raimundo Noras, historiador e técnico superior do município de Santarém. às 00h00, tem lugar um Espetáculo de Fogo, no exterior do Convento de S. Francisco.
PUB.