• comercioenoticias

CALDAS: FUNCIONÁRIAS DE CRECHE ACUSADAS DE MAUS TRATOS A CRIANÇAS ESTÃO PROIBIDAS DE EXERCER


O Ministério Público mandou deter e apresentou a primeiro interrogatório judicial, no dia 27 de novembro, duas arguidas, de 55 e 45 anos, suspeitas da prática de vários crimes de maus tratos a menores.

Segundo a Procuradoria da República da Comarca de Leiria, “os factos reportam-se ao período compreendido entre setembro de 2019 e novembro de 2020 e tiveram lugar numa instituição que presta serviços educativos inerentes às valências de creche e pré-escola, situada nos arredores da cidade de Caldas da Rainha”.

O Tribunal considerou fortemente indiciado que as arguidas, no exercício das funções de educadora autorizada e de ajudante de ação educativa/administrativa, molestavam verbal e psicologicamente várias crianças que tinham ao seu cuidado e sob a sua responsabilidade educativa. “As vítimas, com idades entre os cinco meses e os cincos anos, seriam, designadamente, agredidas com palmadas, agarradas pelos braços, atiradas para o chão e sobre superfícies duras e abanadas, tudo com muita força”, refere a mesma fonte.


PUB.


Na sequência de promoção do Ministério Público, o Tribunal determinou que as arguidas aguardassem os ulteriores termos do processo sujeitas às medidas de coação de proibição de contactarem, por qualquer meio, com as vítimas, menores de idade, os respetivos progenitores e os funcionários da associação em causa, à proibição de frequentarem ou permanecerem na mesma, à obrigação de apresentação periódica às autoridades policiais e à suspensão do exercício de funções naquela associação, bem como de qualquer outro tipo de atividade laboral, no âmbito da qual tenham de estabelecer contacto direto com menores, com idade igual ou inferior a 14 anos de idade.

A investigação é dirigida pela 1.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria, com a coadjuvação do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), do Comando Territorial de Leiria da GNR.


PUB.


741 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/4

1/7

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

5/12/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg