• Comercio Noticias

CALDAS DA RAINHA: “TRADIÇÕES DA VILA” ANIMOU A CIDADE COM RECRIAÇÃO DE COSTUMES ANTIGOS

O evento “Tradições da Vila”, promovido por alguns ranchos folclóricos do concelho de Caldas da Rainha, animou o dia do último sábado, 12 de outubro, com várias recriações de quadros históricos mostrando – com admirável rigor – vivências e cenas do quotidiano, tradições, trabalhos e ofícios, brincadeiras, cenas de namorados e casamentos, entre outras, do final do séc. XIX e princípio do séc. XX.

As recriações cénicas e etnográficas aconteceram ao longo de todo o dia, em vários locais da cidade, protagonizadas por dezenas de elementos dos ranchos que constituem este projeto e a que se juntaram mais uns quantos grupos convidados.

O “Projeto Retrato”, que recria e partilha estes fidedignos “retratos” vivos do passado, surge de uma proposta coletiva dos grupos de folclore e etnografia das Caldas para a animação cultural e tradicional da cidade, contando o apoio da União de Freguesias de Nª Sr.ª Pópulo, Coto e S. Gregório, União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Cenas de namorados, pregões e desgarradas, lavadeiras e aguadeiras, casamentos da época, quadros de trabalho e ofícios foram algumas das situações recriadas e que nos transportam literalmente para outras épocas.

A primeira edição foi em 2016 e desde então tem sido desenvolvido um trabalho de enriquecimento das cenas apresentadas em cada edição.

Constituem este Projeto o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras da Fanadia”, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros”, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha, Rancho Folclórico “Flores da Primavera” e o Rancho Folclórico “Os amigos da Associação de Barrantes”.

Nesta 4.ª edição do “Tradições da Vila” participaram como grupos convidados o Rancho Folclórico do Arco da Memória (Rio Maior), o Rancho Folclórico e Recreativo “Os Ceifeiros de Liteiros” (Torres Novas), o Rancho Folclórico e Etnográfico “Estrelas do Arnóia” (Sancheira Grande – Óbidos), o Conjunto Típico “Os Caldenses” e a Banda Comércio e Indústria.


8 visualizações

1/9

1/10

1/4

1/7

1/7

onde comer

1/10

Periodicidade: Diária

6/6/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias