- comercioenoticias
CALDAS DA RAINHA: SIMULACRO DE INCÊNDIO NA INFANCOOP
Atualizado: 6 de abr. de 2022

Um incêndio numa escola básica obriga a evacuar dezenas de crianças e adultos. Há que resgatar e assistir feridos.
Felizmente não se trata de uma trágica notícia, mas do “guião” do simulacro de incêndio que se realizou ontem de manhã, na Infancoop – Cooperativa de Pais e Trabalhadores para o Apoio à Infância, nas Caldas da Rainha.
Realizado no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil, o exercício envolveu diversos agentes, nomeadamente PSP, Bombeiros das Caldas da Rainha, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Serviço Municipal de Proteção Civil das Caldas da Rainha.
Como referiu o coordenador Municipal, Gui Caldas, “os simulacros são exercícios que servem, exatamente, para avaliar e testar planos de resposta a situações de emergência. São situações de grande aprendizagem para todos os operacionais envolvidos”, afirma o responsável, “mas também acaba por ser uma partilha de informação relevante com a comunidade, aumentando as competências das pessoas para estas matérias”.
Ao longo de toda esta semana, estas entidades têm promovido e participado em diversas iniciativas alusivas à efeméride, que se comemora a 1 de março.
Do programa constam exposições de meios técnicos, demonstrações de técnicas e táticas de diversas entidades, sessão de esclarecimento sobre incêndios urbanos e encontros técnicos.
PUB.
Hoje, 3 de março, último dia do evento, destaque para a realização de um exercício de simulacro de fogo florestal e evacuação para uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP municipal) na Escola das Mestras, no Carvalhal de Benfeito.
Durante a tarde de hoje foi inaugurado o Centro Municipal de Operações de Socorro. Um investimento municipal que visa - através de um gabinete técnico e com recurso a diversas soluções tecnológicas - garantir uma comunicação mais eficiente e, por conseguinte, uma resposta mais rápida e corretamente articulada.
PUB.