• comercioenoticias

CALDAS DA RAINHA: CAPELA DE “SANT'ANA" EM SALIR DO PORTO ESTÁ A SER RECUPERADA


Estão a decorrer a bom ritmo as obras de recuperação da Capela de “Sant’Ana”, local de grande valor sentimental e patrimonial para Salir do Porto.

A população daquela freguesia, do concelho de Caldas da Rainha, há muito que desejava ver a Capela recuperada pois encontrava-se bastante degradada.

A recuperação do edifício, revitalização da área envolvente e melhoria dos acessos vai possibilitar retomar algumas tradições e celebrações religiosas de grande significado social e cultural para a comunidade, cuja história está profundamente ligada a este lugar de culto.

Parte da verba para as obras de recuperação da Capela de “Sant’Ana” foi obtida através de uma candidatura ao “Programa Operacional MAR 2020”, promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição. O restante dinheiro foi angariado através do esforço conjunto de elementos da paróquia, patriarcado, população de Salir do Porto e dos seus emigrantes, principalmente residentes nos Estados Unidos da América.

A Câmara contribuiu com uma verba simbólica para a compra dos azulejos ornamentais e vai melhorar os acessos ao local.


PUB.


A “Capela de Santa Ana” situa-se no Monte Santana, no promontório da barra de São Martinho do Porto, lugar ermo mas com uma localização e vista singulares sobre o mar e sobre a Baía.

Como a população de Salir do Porto foi sempre dedicada à pesca e à navegação, os familiares dos pescadores iam até àquela Capela despedir-se, e também ver chegar os seus entes queridos embarcados, rogando preces a Nossa Senhora. Era tradição fazer-se uma procissão/romaria do centro de Salir do Porto até a Capela de Santa Ana.

Terá sido construída durante o século XII, e comparando com edifícios religiosos da mesma época, que seguem a mesma tipologia arquitetónica, é apontada como o edifício religioso mais antigo do concelho de Caldas da Rainha.


PUB.


151 visualizações

1/9

1/10

1/8

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

10/29/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias