top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

CALDAS: AUTARQUIA IMPLEMENTA REDE DE OLEÕES PARA DEPOSIÇÃO DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS


Os Serviços Municipalizados da Câmara Municipal das Caldas da Rainha (SMASCR) instalaram uma rede de 30 Oleões destinados à deposição de óleos alimentares usados (OAU).

Localizados em locais de fácil acesso, preferencialmente junto a ecopontos ou contentores para resíduos sólidos urbanos, os Oleões foram colocados em diversas localidades das freguesias, cobrindo todo o território do concelho.

Os óleos utilizados para a confeção de alimentos (resultantes da fritura, azeites ou óleo de conserva) depois de usados tornam-se um resíduo que, quando indevidamente depositado nos esgotos ou nos contentores para outros resíduos, provocam a contaminação da água e do solo, danificam as tubagens e promovem o aparecimento de pragas. Implica também um aumento dos custos de operação/manutenção de infraestruturas e de tratamento pois trata-se de um resíduo com um elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos.

Antes de serem colocados no Oleão, estes resíduos líquidos, que não devem ter restos de comida ou outro tipo de líquidos, devem ser acondicionados em garrafas ou garrafões de plástico e bem fechados.

Nos Oleões só devem ser depositados óleos de origem alimentar. Os óleos lubrificantes de motores, transmissões ou de lubrificação devem ser encaminhados através das oficinas para operadores licenciados/destino final adequado.

A sua recolha é depois efetuada por uma empresa licenciada para a recolha e tratamento de óleos alimentares usados, bem como a manutenção limpeza e higienização dos vários equipamentos.

Os SMASCR apelam a todos os munícipes para o uso destes equipamentos de modo a que sejam minimizados os efeitos nefastos da incorreta deposição de OAU.

Para sensibilizar a população para esta questão e esclarecer sobre os procedimentos corretos a ter na deposição dos óleos, os SMASCR irão divulgar folhetos informativos e promover ações de sensibilização e informação junto das escolas.

Ao separar estamos a promover o aproveitamento de uma matéria-prima, uma vez que os OAU possuem um elevado potencial de recuperação, nomeadamente para a produção de sabão ou de biodiesel.


PUB.


Rede de Oleões disponíveis:

- União Freguesias Caldas da Rainha - N. Sr.ª Pópulo, Coto, S. Gregório

- Nossa Senhora do Pópulo: 4 - Avenida 1.º Maio, próximo dos contentores/ecopontos "Rotunda dos Sapos"; Avenal - Rua Ilídio Amado, próximo Escola Primária; Rua Amigos do Huambo, próximo Ecopontos (cruz. Rua Artur Maldonado Freitas) e Quinta da Cutileira - Rua Abílio Vicente Flores, próximo Parque Infantil.

- Coto – 1 - Rua da Lage, próximo Ecopontos.

- S. Gregório – 1 - Rua Francisco Sá Carneiro, próximo dos Contentores.

- União Freguesias Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra Bouro:

- Santo Onofre – 4 - Bairro Ponte - Rua Leonel Cardoso, próximo Pimpões; Bairro Arneiros - Praceta Arnaldo Fortes, próximo Clínica; Bairro Morenas - Rua Joaquim Claudino Ferreira, próximo ecopontos e Cidade Nova - Rua de Badajoz, próximo Padaria.

- Serra do Bouro - 1

- Serra do Bouro - Espinheira - Rua do Passal, próximo Escola Primária

- União Freguesias de Tornada e Salir do Porto

- Tornada – 2 - Tornada - Largo da Junta de Freguesia e Chão da Parada, próximo da Associação Recreativa.

- Salir do Porto - 1

- Salir do Porto, próximo Posto Junta Freguesia

- Nadadouro - 1

- Nadadouro, próximo Junta Freguesia /Associação Recreativa

- Foz do Arelho - 1

- Centro da Foz do Arelho, próximo Junta Freguesia / Posto Médico

- Santa Catarina - 2

- Centro Santa Catarina - Largo Jardim de Infância / Igreja e Centro de Relvas - Largo da Igreja

- Landal – 2 - Rostos, próximo do Posto Médico e Santa Suzana - Largo Igreja

- Salir de Matos – 2 - Centro de Salir de Matos - Rua da Igreja, próximo ecopontos e Torre - Rua Principal, cruzamento com a Rua Vale da Mina

- Carvalhal Benfeito – 2 - Carvalhal Benfeito - Junta Freguesia / Centro Dia e Osseira - Rua da Bela Vista, próximo dos ecopontos

- A-dos-Francos – 2 - A-dos-Francos, próximo Parque Eventos Justino Sobreiro e Vila Verde de Matos, próximo antiga Escola Primária

- Alvorninha – 2 - Centro Alvorninha, próximo Caixa Agrícola (Ecopontos) e Ribeira dos Amiais - Bomba de Combustível

Vidais – 2 - Vidais, próximo Junta Freguesia e Casal do Rei, próximo "Café Leal".


PUB.


70 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page