top of page

Periodicidade: Diária

2/24/2024

  • comercioenoticias

CADAVAL RECEBEU SEMINÁRIO “COMBATER O INSUCESSO ESCOLAR E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”


O Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval acolheu no passado sábado, dia 25 de março, o Seminário “Combater o Insucesso Escolar e a Violência Doméstica”, uma sessão levada a cabo pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Cadaval e que contou com o Dr. Jorge Rio Cardoso e a Dr.ª Fátima Duarte como principais oradores.

A sessão foi aberta pelo Dr. Telmo Santos, Presidente da CPCJ local, entidade anfitriã, seguindo-se as intervenções do Vice-Presidente do Município do Cadaval, Ricardo Pinteus, e do Diretor do Agrupamento de Escolas local, Paulo Henriques. Desta forma, deu-se início a uma manhã dividida em dois painéis, cada um deles finalizado com um momento de debate.

O primeiro painel, com o tema “Insucesso Escolar”, foi conduzido pelo docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Dr. Jorge Rio Cardoso. Já o segundo, sobre “Violência Doméstica”, foi abordado pela Dr.ª Fátima Duarte, psicopedagoga da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Os dois painéis contaram com a intervenção e moderação de Patrícia Ferreira, responsável do Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval.



O Dr. Jorge Rio Cardoso doutorou-se em Ciências Sociais na Universidade de Aveiro. É professor do ISCSP, da Universidade de Lisboa, e técnico superior do Banco de Portugal. Desde 2008, tem realizado centenas de ações junto de alunos, na tentativa de combater o insucesso escolar. Defensor de uma educação para a cidadania, é conselheiro de inúmeras escolas do País, onde profere sessões com pais, professores e alunos, com vista à melhoria da motivação, dos resultados e das atitudes. É uma figura incontornável nos debates sobre educação, sendo comentador de vários canais de televisão e membro do conselho editorial do Jornal do Comércio. Faz parte dos órgãos sociais do Instituto Benjamin Franklin e é secretário da Comissão Americana da Sociedade de Geografia de Lisboa. Em 2015, foi premiado a nível mundial pelo Lions Internacional com o Prémio Empreendedorismo, pelo seu trabalho no campo da educação. Já em 2017, recebeu o Prémio Cultura, atribuído pela Royal Awards.

A Dr.ª Fátima Duarte é licenciada em Psicopedagogia, com Pós-Graduação em Direito de Menores e Pós-Graduação com Especialização em Administração Educacional. Também é Mestra em Ciências da Educação e possui uma Especialização em Maus Tratos/Abusos contra Crianças e Jovens pela Faculdade de Medicina do Porto e Instituto de Ciência Médico-Legais. É formadora nacional nas áreas da Proteção de Crianças e Jovens, Abusos contra Crianças e Jovens, Violência Doméstica/Familiar. É supervisora de grupos de autoajuda de Mulheres Sobreviventes de Violência Doméstica (AMCV) e coautora do Manual de Procedimentos para Atuação em Casos de Suspeita de Abuso Sexual de Criança e Jovens.



26 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page