top of page

Periodicidade: Diária

2/29/2024

  • comercioenoticias

CADAVAL: MAIS DE MIL PESSOAS CUMPRIRAM A TRADIÇÃO DOS BONS REIS MAGOS NO AVENAL E PEREIRO



As aldeias serranas do Avenal e Pereiro, na Freguesia de Vilar, voltaram a realizar a secular tradição da celebração do “Pintar e Cantar os Reis” na passada noite de 5 para 6 de janeiro (sexta-feira para sábado). Este acontecimento anual, que se assinala o Dia de Reis, voltou a atrair centenas de populares a estas aldeias da Serra de Montejunto.

Como é habitual, grupos de populares percorreram as várias artérias do Avenal e Pereiro, cantaram versos alusivos ao novo ano e aos proprietários das casas por onde passaram. Outros grupos, em simultâneo, pintaram nas entradas das habitações os símbolos tradicionais, que representam votos de bom ano e prosperidade aos respetivos moradores e assinalam a passagem deste culto por aqueles locais, ano após ano.



Os ‘comes e bebes’, parte integrante desta tradição, também não faltaram. Nesse sentido, durante o percurso, diversos habitantes abriram as portas das suas casas, garagens ou adegas para oferecer comida e bebida aos presentes.

O “Pintar e Cantar os Reis” é uma tradição com origens medievais, que conjuga influências árabes e cultos pagãos da época romana. É associado à celebração da Epifania, do Presépio e dos Reis Magos, que surgiu na Península Ibérica com a chegada dos monges Franciscanos a Alenquer, no século XIII. Este ato pretendia ser um voto de felicidade para o novo ano, que tinha início a 6 de janeiro no calendário romano.


 

89 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page