• comercioenoticias

CADAVAL: GRUPO DE PROFESSORES VISITOU CASA-MEMÓRIA FERNANDA BOTELHO, NA VERMELHA


Decorreu, no passado dia 22 de maio, uma visita à Casa-Memória Fernanda Botelho (Vermelha, Cadaval), que foi vocacionada para docentes e que pôs termo à Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Cadaval e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio do Município do Cadaval.

A presente visita, que foi guiada pela neta da escritora e presidente da Associação Gritos da Minha Dança, Joana Botelho, contou ainda com uma tertúlia a cargo de Paula Morão, representante do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Paula Morão deu a conhecer, aos presentes, a contextualização histórico-literária da escritora, mostrando edições originais das diversas revistas literárias que nasceram ao longo do século XX, tais como Orpheu, Presença, Graal e Távola Redonda, da qual foi fundadora.

Igualmente presente, Sofia Andrade, proveniente do mesmo centro de estudos, convidou o público presente a “viajar” na escrita de Fernanda Botelho, apresentando a construção literária da escritora, através das diversas personagens que ela foi criando ao longo das suas obras.


PUB.


Estiveram presentes cerca de 10 docentes do Agrupamento de Escolas do Cadaval e de Torres Vedras, bem como a coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, Eduarda Mota, que enalteceu a importância de programas como este para a comunidade escolar, permitindo o enriquecimento do conhecimento por parte de alunos e professores.

Foi uma tarde em que Fernanda Botelho foi enaltecida e recordada, com carinho, pela família que se encontrava presente.

De recordar que a Casa-Memória Fernanda Botelho se situa na aldeia da Vermelha, no concelho do Cadaval, fazendo-se as visitas mediante marcação prévia.

Adentro ainda da Semana das Artes Fernanda Botelho, poderá visitar, até dia 11 de junho, a exposição “Coordenadas do Lugar Íntimo”, patente na Biblioteca Municipal do Cadaval, onde estão reunidos os trabalhos dos alunos que integram o Programa das Artes Fernanda Botelho, desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Cadaval, com o apoio do Município.


PUB.


28 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7