- comercioenoticias
CADAVAL: GESTÃO DE COMBUSTÍVEL DEFENDE FLORESTA E BIODIVERSIDADE EM MONTEJUNTO

A Câmara Municipal do Cadaval e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com os sapadores da OesteCIM e da APAS Floresta, têm vindo, desde outubro, a proceder a várias ações de gestão de combustível na Serra de Montejunto. Para além da defesa da floresta contra incêndios, a limpeza contribui para o aumento da biodiversidade e beleza serranas.
Todas estas ações de gestão de combustível, previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Cadaval, têm como objetivo diminuir a probabilidade de ocorrências, criar zonas de segurança aos meios de combate, em caso de incêndio, e reduzir a intensidade dos incêndios nas zonas urbanas e de infraestruturas.
É de salientar que, em resultado da gestão da vegetação, constatou-se a observação, nas áreas tratadas, de um número elevado e invulgar de plantas da rosa-albardeira, planta símbolo da Serra de Montejunto e que, há muitos anos, já se tornava difícil de observar. Acontecendo habitualmente em Abril a sua floração, trata-se do momento mais indicado para contemplar a sua beleza natural.
PUB.
Foi também evidente, em 2021, um aumento das observações de orquídeas silvestres nas faixas de gestão junto aos caminhos.
Recorde-se que o supracitado ICNF constitui uma das três entidades oficiais que têm assento na Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, onde têm também representação o Município do Cadaval (que atualmente preside àquele órgão, através do vereador Dinis Duarte) e o Município de Alenquer.
PUB.