top of page
thumbnail_comércio&noticias_banner 1218x170px..jpg

Periodicidade: Diária

3/25/2023

  • comercioenoticias

CADAVAL: EXPOSIÇÃO ESTUDANTIL EM EVIDÊNCIA NA SEMANA DAS ARTES FERNANDA BOTELHO


Está patente até dia 11 de junho, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, inaugurada no passado dia 9, aquando da abertura da Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio camarário. Mostra patente ao abrigo das regras da DGS.

A inauguração da exposição decorreu no formato live streaming, através da página de Facebook da Câmara Municipal do Cadaval, e contou com a intervenção de todos os envolvidos no Programa das Artes Fernanda Botelho, que salientaram a importância do mesmo para os alunos, enriquecendo-os e oferecendo experiências e conteúdos que não teriam, de outra forma.

No final do evento, seguiu-se visita à exposição, na presença de Fátima Paz, vice-presidente da Câmara, e de Carla Aires, subdiretora do Agrupamento de Escolas. A visita foi guiada por Joana Botelho, presidente da Associação Gritos da Minha Dança, que enalteceu a notória evolução dos alunos, desde os seus primeiros trabalhos até à concretização final, o que demonstra que a experimentação e o desafio, através da arte, constituem bons aliados no processo de aquisição de conhecimentos e aprendizagens.


PUB.


A exposição patente na biblioteca decorre dos trabalhos realizados pelos alunos envolvidos no supracitado Programa das Artes Fernanda Botelho, a desenvolver-se junto dos alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, nomeadamente os alunos do 1.º ciclo (num projeto-piloto), aos alunos do 2.º ciclo (através do Clube das Artes) e aos alunos do 3.º ciclo e do Secundário (através da articulação curricular e do projeto Tábuas do Lugar Íntimo).

O programa, desenvolvido por uma equipa de formadores e técnicos da Associação Gritos da Minha Dança, tem como objetivo dotar os alunos de competências, valorizando as suas aprendizagens através de conteúdos pedagógicos que aliam a arte ao conhecimento.

A iniciativa reporta à escritora Fernanda Botelho, que residiu na aldeia da Vermelha, no Concelho do Cadaval. Os ditos conteúdos passam pela expressão plástica, dança, artes gráficas digitais, teatro e literatura.

A exposição estará patente na Biblioteca até dia 11 de junho, no horário atual da biblioteca (segunda a sexta-feira, 10h00/16h30) podendo ser visitada de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde. A Semana das Artes conta, ainda, com uma programação destinada à comunidade escolar e inclui Master Classes de dança para o 1.º ciclo, Master Classes de Teatro para os alunos do 2.º ciclo, Oficina de Escrita Criativa para os alunos do Secundário e a pintura de um mural alusivo à escritora Fernanda Botelho.


PUB.


34 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page