- comercioenoticias
CADAVAL: CERCA DE 70 ÁRVORES PLANTADAS NO CAMPO DA FEIRA

O Município do Cadaval promoveu recentemente, no Campo da Feira (localizado na sede de concelho), uma ação de plantação de cerca de 70 árvores de quatro espécies diferentes. A operação de arborização integra-se no projeto de requalificação do Campo da Feira, em curso naquela zona da vila.
Foram, nomeadamente, plantadas sessenta e nove árvores de quatro espécies diferentes, vulgarmente conhecidas por: Bordo (47), Castanheiro-da-Índia (seis), Carvalho-americano (sete) e Tília (nove).
De acordo com o Gabinete Técnico Florestal municipal, as espécies foram escolhidas por serem árvores de médio e grande porte, na sua maioria de crescimento rápido, de folha caduca e com sistema radicular pouco agressivo para os pavimentos. «Foi tida em conta a forma e cor da sua folhagem, assim como a floração e a frutificação», explica Paula Almeida.
PUB.
Segundo a engenheira florestal camarária, «a plantação destas árvores permite não só embelezar o local, criando um enquadramento paisagístico muito mais aprazível, como criar um ambiente mais fresco durante o verão, para futuras atividades como caminhadas ou momentos de desporto.
Para além disso, por serem de folha caduca, as árvores permitem a entrada de sol, no inverno, mantendo o local mais ameno.
«Os bordos foram colocados de forma a definirem os alinhamentos de vias de circulação (atuais e futuras), tendo o posicionamento das restantes sido escolhido de acordo com o tamanho e cor, de forma a dar a aparência de uma mata variada», refere João Santos, arquiteto camarário.
O técnico explica, ainda, ter sido deixado um espaço sem árvores, correspondente à zona mais plana, como área de reserva para eventual instalação de recintos de espetáculos ao ar livre.
PUB.