©2020 por Comércio & Notícias

  • comercioenoticias

CADAVAL CELEBRA 122.º ANIVERSÁRIO DA RESTAURAÇÃO DO CONCELHO


É já no próximo sábado que arrancam as comemorações do “13 de Janeiro” – Feriado Municipal do Cadaval. O 122.º Aniversário da Restauração do Concelho é este ano assinalado de 11 a 13 do corrente mês, com atividades diversas, entre as quais a entrega dos prémios de mérito escolar e desportivo bem como dos certificados do Orçamento Participativo, entre outras iniciativas.

As comemorações oficiais do insigne dia em que o Concelho recuperou a sua autonomia, a 13 de janeiro de 1898, acontecem este fim de semana, que será alargado, para quem trabalha naquele concelho.

A marcar a abertura da festividade, refira-se no dia 11 (sábado), pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, a inauguração da Exposição de Pintura “Estudos sobre retratos célebres”, da autoria de Selma Saraiva Fuster, filha do reconhecido médico Mário Saraiva (12/05/1910 – 28/05/1998), que residiu e trabalhou no concelho, consagrado também enquanto crítico literário.

Integram a mostra um total de 34 telas, que esboçam, designadamente, retratos célebres, mas também paisagens e “natureza morta”. A título de curiosidade, um dos trabalhos reflete uma pintura executada numa parceria da autora e respetivo pai.

A exposição ficará gratuitamente patente ao público até dia 31 de janeiro, no horário da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h30, e ao sábado, das 10h30 às 17h00.

Seguir-se-á, também no dia 11, cerca das 15h30 e no mesmo local, a cerimónia de entrega dos Prémios Municipais de Mérito Escolar e Mérito Desportivo relativos ao ano letivo transato (2018/19). O Município distingue, desta forma, o esforço estudantil, ao mesmo tempo que estimula o empenho dos alunos do concelho.

As comemorações prosseguem no dia seguinte (domingo), com a realização da habitual prova de corta-mato infantil, a acontecer pelas 10h30, no Parque de Lazer da vila cadavalense (junto à Biblioteca Municipal). De referir que a atividade abriu para a comunidade estudantil nascida entre 2010 e 2013 inclusive. As crianças inscritas correrão nas distâncias de 300 e 600 metros, em função do escalão etário.

Mais tarde, pelas 16h30, terá lugar o Concerto de Ano Novo pelo Grupo Coral do Cadaval, uma vez mais na Igreja Matriz cadavalense. O grupo presenteará a população com um reportório selecionado de canções alusivas à quadra festiva recém-terminada e ao ano que se iniciou.

"13 de Janeiro" com atividades todo o dia

No dia 13, segunda-feira (feriado municipal), pelas 10h00, realiza-se o Hastear da Bandeira, junto aos Paços do Concelho, habitualmente na presença das entidades oficiais e contando com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Às 10h30, no auditório municipal, acontece a cerimónia de entrega dos certificados referentes ao Orçamento Participativo do Cadaval 2019, iniciativa que teve como vencedor um projeto originário do Painho. De realçar que todas as atuais sete freguesias tiveram projetos representados nesta primeira edição. Será seguidamente lançado o Orçamento Participativo do Cadaval 2020, com breve explicação sobre como funcionará a segunda edição de uma iniciativa que promove a participação ativa da comunidade nas decisões do concelho.

Serão, nesta ocasião, também entregues os prémios referentes ao Concurso "Natal é no comércio tradicional", promovido pela Câmara com vista a dinamizar os espaços de comércio local durante a quadra festiva que terminou. De referir que foram 17 os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa, decorrida ao longo do mês de dezembro.

Pelo meio-dia, decorrerá a tradicional Eucaristia pelos Beneméritos do Concelho, também ela na Igreja Matriz do Cadaval.

Às 15h00, terá lugar, no Auditório Valentina de Abreu (Bombeiros Voluntários do Cadaval), o Concerto de Solistas da Academia de Música de Óbidos, evento de entrada livre ao público.

A encerrar a festividade, acontece, pelas 16h30, na localidade da Murteira (Rua Combatentes do Ultramar, junto à paragem de autocarros), o descerramento de placa toponímica em homenagem ao antigo Presidente de Junta, Viriato Geada de Carvalho (25/11/1939 – 14/11/2018), numa iniciativa da Junta da União de Freguesias de Lamas e Cercal.

Sendo o Cadaval um concelho cuja fundação remonta a 1 de dezembro de 1371, nunca é demais assinalar o dia em que, vários séculos depois, o mesmo recuperou a sua autonomia (a 13 de janeiro de 1898), três anos após ter perdido as prerrogativas de concelho.

14 visualizações

1/8

1/7

1/4

1/7

1/6

onde comer

1/9
bannered.png

Periodicidade: Diária

08-04-2020

Banner Riomagic.jpg