• comercioenoticias

CADAVAL AINDA SEM CASOS DE COVID-19, MAS COM PRONTIDÃO DE RESPOSTA


Num primeiro balanço às medidas de prevenção e resposta à pandemia COVID-19, o Cadaval mantém-se alerta, estando o enfoque a fazer-se essencialmente na prevenção e no apoio social. A nível epidemiológico, aquele concelho não regista, à data, qualquer caso confirmado, estando, no entanto, sete pessoas em vigilância ativa.

No seguimento da ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, ativado no passado dia 17, o Município implementou um conjunto de medidas de prevenção e minimização dos impactos da pandemia COVID-19.

«Verificou-se, com agrado, que existiram várias pessoas e associações que se disponibilizaram para colaborar em todas as medidas», refere José Bernardo Nunes, presidente da Câmara.

Desde logo, a Câmara Municipal, em articulação com as juntas de freguesia locais, encetou uma operação de desinfeção de locais públicos em todo o Concelho, com enfoque nos espaços onde normalmente ocorre a permanência e concentração de pessoas (acessos a farmácias, multibancos, supermercados, estações de combustível, caixotes do lixo, ecopontos, entre outros).

Por outro lado, foram já preparadas estruturas de apoio para receção de doentes menos graves ou para confinamento/isolamento de pessoas suspeitas. «Temos um espaço preparado com 40 camas e um outro com a possibilidade de instalar mais 10, como resposta a alguma solicitação da DGS», adianta o presidente da Câmara. «Temos muita esperança que não venham a ser necessários».

Também igualmente preparadas estão estruturas de apoio logístico para receção de grupos de reforço de resposta à emergência.

Neste âmbito, existem ainda outros espaços disponibilizados por instituições e também por particulares, com vários quartos.

De salientar que estas medidas resultam de uma ação concertada entre as várias entidades, todas elas em plena capacidade de resposta, ou seja, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários do Cadaval, GNR do Cadaval, CVP – Delegação do Cadaval, Associação Mutualista do Vilar e Juntas de Freguesia do Concelho.

Refeições ao domicílio para alunos de Escalão A

Outra medida já no terreno, implementada desde início da passada semana, consiste na confeção e entrega ao domicílio de refeições (almoço) aos alunos do Concelho beneficiários de Escalão A, no âmbito da Ação Social Escolar.

Para o efeito, a Câmara Municipal contactou previamente os estudantes, do pré-escolar ao secundário, sendo que estão a ser fornecidas 85 refeições em todo o Concelho.

A Câmara do Cadaval manteve, para o efeito, a empresa que habitualmente fornece as refeições do 1.º ciclo e pré-escolar. São três os veículos camarários a efetuar a entrega ao domicílio da refeição (devidamente embalada e acondicionada), distribuídos por três rotas – zona norte, zona do Cadaval (até Vale Canada) e zona sul do Concelho.

Ainda em matéria de Educação e nos termos legais, definiu o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas do Cadaval, designar a Escola Básica do 1.º Ciclo + JI do Cadaval para acolher crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, filhos (ou outros dependentes a cargo) dos designados trabalhadores de serviços essenciais, nomeadamente, profissionais de saúde e forças e serviços de segurança e socorro. A necessidade deste serviço poderá ser solicitada através dos emails educacao@cm-cadaval.pt ou geral@agrupcadaval.com.

Apoio a idosos e pessoas em isolamento e quarentena

Outro serviço criado pelo Município prende-se com a prestação de apoio a idosos e a pessoas em situação de Isolamento Voluntário e em quarentena que se encontrem sem suporte familiar, iniciativa em parceria com as juntas de freguesia do Concelho e outras entidades locais. O apoio consiste, nomeadamente, na entrega ao domicílio de géneros alimentares, bens de primeira necessidade e medicamentos.

Para tal, a Edilidade criou uma linha telefónica específica para este tipo de apoio social. A solicitação do serviço de entrega poderá, então, ser feita pelo seguinte número verde (gratuito): 800 210 104.

A Autarquia receciona os pedidos de apoio e encaminha-os para a respetiva junta de freguesia, que articula, depois, a situação com os parceiros locais, de acordo com a necessidade de resposta (IPSS’s, associações, farmácias, supermercados, restaurantes ou até com a própria CVP – Delegação do Cadaval). A Câmara acompanha o processo e assegura, em última instância, a concretização do apoio.

Relativamente ao balanço epidemiológico local, apesar de não se registarem casos confirmados, verifica-se, à data, sete pessoas em situação de vigilância ativa.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) salienta que todos os esforços devem ser mantidos, já que são sempre insuficientes, nesta luta pela vida. «A vitória sobre o vírus depende do cumprimento e da disciplina da população perante as recomendações emanadas pelas autoridades», frisa David Santos, coordenador do SMPC do Cadaval.

O Município agradece a todos os munícipes e cidadãos o esforço de estarem a cumprir as medidas preventivas estabelecidas a nível nacional, apesar de todos os constrangimentos que isso acarreta.

A segurança de TODOS depende de SI. Mantenha-se em casa e afaste-se do perigo!

Lembre-se: O vírus não tem consciência, mas nós temos!

0 visualização

1/8

1/9

1/7

1/7

1/8

onde comer

1/6

Periodicidade: Diária

7/13/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias