- comercioenoticias
CADAVAL ADERE À REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

O Cadaval aderiu recentemente à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, plataforma que conta já com mais de 90 municípios portugueses e tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias. Paralelamente, a Câmara Municipal está já a preparar o Orçamento Participativo Jovem, iniciativa a lançar em 2022.
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, à qual o Cadaval aderiu no passado dia 14 de abril, foi criada, no final de 2020, pela FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis.
Afirma-se como «rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem».
A pertença a esta rede (assumidamente pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis) pretende elevar o compromisso da autarquia para com os jovens do concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da juventude.
Esse propósito é perseguido mediante a partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais.
PUB.
A FNAJ, por meio das mais de mil associações juvenis da sua rede nacional, que envolve cerca de meio milhão de jovens, compromete-se, mediante este acordo, prestar apoio ao Município na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem.
A Câmara Municipal do Cadaval vai, paralelamente, dar início à regulamentação do Orçamento Participativo Jovem, projeto que a edilidade perspetiva lançar no próximo ano de 2022.
PUB.