• comercioenoticias

CÂMARA DE SANTARÉM INVESTE NUMA NOVA REDE DE OLEÕES PARA COLOCAR “RESÍDUOS NA ORDEM”


O Município de Santarém começou hoje, dia 19 de outubro, a instalação de uma nova rede de oleões, constituída por 44 equipamentos distribuídos pelas diversas Freguesias e Uniões de Freguesia do Concelho, dando mais um passo importante na recolha seletiva de resíduos com foco na sustentabilidade ambiental.

O objetivo deste sistema é potenciar a correta separação e deposição de óleos alimentares usados, com proveniência do setor doméstico, designadamente, conhecidos como óleos de fritura (óleos, azeites ou óleo de conserva), que quando indevidamente depositado nos esgotos ou nos contentores para outros resíduos, provocam a contaminação da água e do solo, degradando o sistema de saneamento.

A instalação dos oleões está a ser efetuada junto dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos (ecopontos e contentores indiferenciados), facilitando o dever do cidadão em separar os seus resíduos para reciclagem.


PUB.


O oleão permite receber o óleo alimentar usado acondicionado em garrafas ou garrafões de plástico devidamente fechados, não devendo conter restos de comida ou outro tipo de líquidos.

Saliente-se que não deve ser depositado no oleão outro tipo de óleos, como por exemplo, óleo de motor, lubrificantes de origem mineral ou sintético, margarinas ou manteiga, podendo colocar em causa a viabilidade da reciclagem dos óleos alimentares usados.

O óleo alimentar usado recolhido pela Hardlevel na rede seletiva municipal é encaminhado para uma unidade de tratamento, com vista à valorização deste resíduo em biodiesel, promovendo assim a Economia Circular.


PUB.




46 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom