• comercioenoticias

CÂMARA DE RIO MAIOR VAI INVESTIR MAIS DE 500 MIL EUROS PARA RECUPERAR A CASA DO POETA RUY BELO


No âmbito do Programa Valorizar e dos apoios ao Turismo Literário, o Município de Rio Maior, por intermédio do seu Presidente, Filipe Santana Dias, assinou, na passada semana, um Protocolo de Colaboração com o Turismo de Portugal para a promoção da vida e obra de Ruy Belo.

O Município de Rio Maior vai assim investir 530 mil euros na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo em São João da Ribeira, transformando-a numa Casa Museu e Residência Artística, mas essa será apenas uma parte de todo este projeto.

Com o apoio do Turismo de Portugal, que comparticipa este investimento em cerca 300 mil euros, pretende-se que, além da recuperação de todo o imóvel e a promoção da sua visitação, seja criado o Roteiro Ruy Belo, permitindo a quem visita o espaço ficar a conhecer as gentes e lugares da terra natal do poeta, bem como criar a marca “Ruy Belo”, que servirá de base a todo o merchandising e eventos associados a esta Casa Museu.

O Município vai ainda implementar o Prémio Literário Nacional Ruy Belo, dedicado a incentivar a publicação de obras no domínio da poesia, bem como lançar a Bolsa de Investigação Ruy Belo, como incentivo ao estudo da obra e vida do autor nascido em São João da Ribeira.

Este será mais um polo turístico do concelho, capaz de atrair todo um conjunto de visitantes com interesse na literatura de Ruy Belo, poeta cujo trabalho é considerado uma das obras cimeiras da poesia portuguesa contemporânea, apesar da brevidade da vida do poeta.


PUB.


Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, salienta que “Ruy Belo empresta a Rio Maior um marco inigualável de cultura”.

“Sempre fui da opinião, e é isso que tenho tentado transmitir, que Ruy Belo e todo a sua fantástica obra não devem nem podem ser assinaladas pontualmente, sem um programa abrangente, digno e dignificador. Foi precisamente isto que tentámos programar”, refere o autarca.

O Presidente da autarquia riomaiorense frisa também: “Para que Ruy Belo não seja nunca um momento num ano, mas sim uma oferta de todo um mundo a descobrir, que permita atrair mais pessoas ao nosso concelho que aqui pretendam conhecer a obra do poeta, bem como a sua residência e os locais de que tanto fala na sua poesia”.

Filipe Santana Dias entende ainda que “Ruy Belo foi, e é, dos melhores filhos que Rio Maior pôde albergar nas suas fronteiras, e que habilmente soube, através da sua genialidade, transpor. Ruy Belo não foi apenas mais um de nós, foi sem dúvida, de entre todos nós, um dos melhores. Saibamos fazer justiça e honra a tão rica história”, conclui.

Por sua vez, Leandro Jorge, Presidente da união de Freguesias de São João da Ribeira e Ribeira de São João agradece e reconhece em nome daquela Junta de Freguesia “a coragem, a vontade e a capacidade do Município de Rio Maior, em realizar um investimento desta envergadura na cultura, mas principalmente porque esse investimento é feito numa freguesia do meio rural, valorizando o nosso património cultural, projetando a vida e obra de Ruy Belo, valorizando S. João da Ribeira e Rio Maior, reabilitando o atual edifício, transformando o mesmo na Casa Museu Poeta Ruy Belo”.

Momento da assinatura do Protocolo de Colaboração com o Turismo de Portugal


PUB.


2,681 visualizações

1/9

1/10

1/8

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

10/26/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias