top of page

Periodicidade: Diária

2/24/2024

  • comercioenoticias

CÂMARA DE RIO MAIOR REVELA TOTAL APOIO À CONSTRUÇÃO DO NOVO AEROPORTO EM SANTARÉM


Em reunião de câmara ordinária do Município de Rio Maior, realizada a 14 de abril, o executivo municipal emitiu uma tomada de posição e apoio ao Projeto "Magellan SOO" - Aeroporto de Santarém, tendo esta decisão merecido o acordo unânime de toda a Câmara Municipal.

“A constatação da necessidade de construção de um novo aeroporto em Portugal tem, ao longo dos últimos anos, invadido a agenda política e social do país. A impossibilidade de expansão do aeroporto Humberto Delgado, bem como a sua localização no interior da cidade de Lisboa, têm, ao longo do tempo, motivado as mais diversas discussões acerca deste tema. Nas últimas décadas, têm sido alvitradas várias e hipotéticas localizações para a construção de um novo aeroporto, sobretudo na margem sul do rio Tejo, como são exemplos os casos de Alcochete e do Montijo”, pode ler-se no documento assinado pelo Presidente da Autarquia, Filipe Santana Dias.

Nesta Tomada de Posição do Município de Rio Maior pode ainda ler-se que “recentemente, foi apresentada à população portuguesa um novo projeto, numa localização diferenciada, que distando cerca de 80 km de Lisboa apresenta soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país, afirmando continuar a garantir a excelência do serviço prestado à capital”.

O Município de Rio Maior salienta que "o projeto Magellan 500 propõe como nova localização para este aeroporto, o distrito de Santarém, num projeto disruptivo com as propostas até esta altura consideradas".


A autarquia riomaiorense considera que:

- A localização proposta se localiza no distrito de Santarém, área geográfica com alguns dos piores indicadores económicos do país;

- Um projeto desta dimensão poderá e deverá alavancar a economia regional;

- É expectável, conforme anunciado pelo promotor do projeto, que sejam criados cerca de 70.000 postos de trabalhos diretos e indiretos, motivados por este investimento;

- Um projeto desta natureza constitui para a região de Santarém um indispensável catalisador de coesão social;

- O projeto apresentado garante financiamento totalmente privado, num montante entre os 1000 e os 1200M€, não obrigando por isso a qualquer investimento público, salvaguardando o esforço dos contribuintes.

- A proximidade da localização proposta ao Concelho de Rio Maior terá, seguramente, uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica do Concelho;

- O projeto apresentado garantirá a todos os riomaiorenses um maior conforto no acesso a um serviço aeroportuário de qualidade.

Esta tomada de posição do executivo municipal riomaiorense vai ser dada a conhecer à Assembleia Municipal de Rio Maior e também ao Ministério das Infraestruturas.





666 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page