• comercioenoticias

CÂMARA DE AZAMBUJA CELEBROU A SEMANA DO AMBIENTE


O Município de Azambuja celebrou a “Semana do Ambiente” entre o dia 31 de maio a 5 de junho, com um conjunto de atividades direcionadas para a comunidade escolar e para a população.

As comemorações tiveram início no dia 1 de junho, com um Webinar sobre a Vespa Asiática, numa sessão online aberta ao público e transmitida em direto no Facebook do Município de Azambuja. A sessão foi promovida pela empresa Enxame D’Abelhas com a intenção de ajudar a população a identificar esta espécie invasora, esclarecendo as precauções que se devem ter ao identificar uma vespa ou um ninho, como fazer as armadilhas caseiras para capturar vespas asiáticas e, ainda, explicar o trabalho que a autarquia tem feito no combate à mesma. » Webinar sobre a Vespa Asiática (vídeo)

Também no dia 1 de junho, decorreu um Wokshop de Arte Urbana, com o artista convidado Tiago Hacke, no âmbito do projeto TransformARTE.

Este workshop resultou na pintura de um mural, sob o tema do Rio Tejo, através da pintura de um cardume de bogas, que simboliza a ligação ao Rio e às suas espécies. A iniciativa foi divida em dois momentos, envolvendo os alunos do Agrupamento de Escolas de Azambuja - no período da manhã envolveu os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Multimédia e Fotografia e no período da tarde os alunos dos 9º anos.

No dia 2, as atividades foram dirigidas aos alunos da UTICA - Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, com a dinamização de um Workshop sobre compostagem e reciclagem, onde abordaram a temática da separação de resíduos e a compostagem - o que podemos colocar e as suas utilizações. No final do workshop foi oferecido a todos os participantes um kit de reciclagem.

No dia 4, decorreu uma iniciativa dirigida à comunidade escolar e aos pais, na Escola Básica de Manique do Intendente. A iniciativa consistiu em uma exposição com todos os materiais produzidos pelos alunos do agrupamento e dos materiais comprados no âmbito do Projeto "Paul Natura – Conhecer para Proteger".


PUB.


A encerrar a Semana do Ambiente houve duas iniciativas - um dia em cheio de atividades no Paul de Manique do Intendente e a Inauguração da obra de valorização da Ribeira de Aveiras.

A Inauguração da obra de valorização da Ribeira de Aveiras, localizada na Freguesia de Aveiras de Baixo, contou com a presença do Executivo Municipal de Azambuja, o Presidente da Assembleia Municipal, os Presidentes das Juntas de Freguesia, a Deputada Vera Braz, o Eng. Pedro Teiga da E.Rios - responsável pela elaboração do projeto, os técnicos da empresa Floponor – responsável pela execução da empreitada e o Eng. Rui Pombo e a Eng.ª Maria de Jesus do ICNF.

Ao longo do dia decorreram diversas atividades no Paul de Manique do Intendente, abertas à população. No recinto da Escola Básica local, esteve disponível uma exposição, um filme e uma apresentação relacionados com o Paul de Manique do Intendente.

No espaço do paul, os visitantes puderam participar em vários ateliers de geologia, fauna e flora. No período da manhã, realizou-se uma sessão de anilhagem de pássaros com o ornitólogo Vitor Encarnação, e no período da tarde teve lugar um workshop sobre “A importância da utilização do bunho”.

Estas iniciativas, no Paul de Manique, realizaram-se em parceria com a Universidade Lusófona, com a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, com a Casa do Povo de Manique do Intendente e com o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja.


PUB.


24 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom