top of page

Periodicidade: Diária

2/7/2023

  • comercioenoticias

CÂMARA DE ALENQUER REQUALIFICOU FONTE GÓTICA


No passado dia 4 de novembro, o município inaugurou a recém-requalificada fonte gótica de Alenquer, situada em Vila Verde dos Francos.

Esta fonte de arco quebrado, que se estima ter sido edificada entre os séculos XII e XVI, é um património histórico de elevado grau de importância para aquele concelho e também para o país, tendo sido reconhecida como património de interesse nacional.

Esta empreitada de recuperação e consolidação, que contou com a estreita articulação da Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos, teve início em maio de 2021, mas ficou marcada por diversos avanços e recuos, atendendo à importância histórica da infraestrutura.

“Foi um processo delicado, com vários avanços e recuos, devido à intervenção da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A obra já estava terminada há algum tempo, apesar de tudo, e é para nós um motivo de orgulho e de satisfação, porque se trata de uma infraestrutura muito importante para os alenquerenses, sobretudo para a população de Vila Verde dos Francos”, começou por explicar Tiago Pedro, vereador da Câmara de Alenquer, com o pelouro das obras públicas.

Já Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, destacou a cooperação entre as partes envolvidas no processo, salientando a importância histórica da fonte.

“É um património histórico antigo e muito importante para a freguesia de Vila Verde dos Francos e para o concelho de Alenquer. Esta freguesia tem uma história antiga, que deve ser preservada. Com a recuperação destes monumentos, vamos continuar a preservar essa história. Para a população fica algo para a história, que vem de trás, mas que vai perdurar no tempo”, sublinhou o edil.

À margem da requalificação da fonte gótica, o município aproveitou também para realizar obras de melhoria no espaço envolvente, logo a começar pela Rua da Fonte do Arco, que foi totalmente remodelada.


PUB.


“A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia alinharam-se depois no sentido de poder reabilitar a totalidade da rua, onde havia problemas diversos. A calçada usada foi reaproveitada das obras que decorrem na vila de Alenquer. De resto, procedemos também ao enterro das infraestruturas. Do ponto de vista da mobilidade, a rua tornou-se também mais acessível, graças ao reordenamento do trânsito com sentido único. Era um troço antigo e ganhou muito mais personalidade, dando também uma melhor acessibilidade ao centro escolar”, referiu Tiago Pedro.

Além das obras no arruamento, o município procedeu ainda a melhorias no centro escolar da freguesia, que permitiram criar uma biblioteca, equipada com material informático.

“Aproveitámos a oportunidade para requalificar a escola, porque fazia sentido ter um espaço agradável em toda a envolvente. Agradeço à Junta de Freguesia o empenhamento que teve em todo o processo, porque sem ela não teríamos essa possibilidade. Ganhámos todos e estamos todos de parabéns”, afirmou Pedro Folgado.

Vila Verdes dos Francos ganhou assim uma zona urbana completamente renovada, a troco de um investimento relativamente baixo. Para o município, tratou-se de uma oportunidade única para continuar a melhorar a qualidade de vida da população e a resiliência do território, bem como de preservar o património histórico existente no concelho.


PUB.


27 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page