top of page

Periodicidade: Diária

2/22/2024

  • comercioenoticias

CÂMARA DE ABRANTES ATRIBUI MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL AOS BOMBEIROS E AOS ESCUTEIROS


O Município de Abrantes vai homenagear no Dia da Cidade – 14 de junho –, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e os Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas do Concelho, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal.

O reconhecimento aos bombeiros fundamenta-se pelo “profissionalismo, grande bravura e abnegação” na ação dos homens e mulheres operacionais que atuam seja em cenários de combate a incêndios, operações de busca e salvamento, resgate de pessoas em situação de emergência, socorro a náufragos, assistência médica pré-hospitalar, destacando-se o papel fundamental que tiveram recentemente no combate à pandemia “disponibilizando todos os seus meios humanos, técnicos e infraestruturas neste combate”. O texto que fundamenta a proposta salienta o legado histórico da presença dos bombeiros no Concelho de Abrantes, referindo que “muito antes de Abrantes ter sido elevada à categoria de cidade em 1916, já a Sociedade de Bombeiros Voluntários de Abrantes acumulava mais de meio século de serviço à nossa comunidade”.



Os Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas do Concelho são homenageados no âmbito do ano do centenário da estrutura nacional e das seis décadas de existência do escutismo no Concelho, reconhecendo serem “verdadeiros agentes de transformação social, moldando o futuro através da formação de crianças e jovens, ajudando a formar gerações de abrantinos com valores sociais como a solidariedade, a justiça ou o respeito”. Além das suas atividades correntes, os agrupamentos de escuteiros têm desempenhado um papel ativo no apoio a iniciativas e a outros projetos comunitários, participando em ações de voluntariado, promovendo ações de sensibilização ambiental, colaborando em eventos culturais e desportivos, entre outras atividades.

Os agrupamentos homenageados são: Agrupamento 172 de Abrantes; Agrupamento 193 de Mouriscas; Agrupamento 273 de Tramagal; Agrupamento 697 de Rossio ao Sul do Tejo e Agrupamento 1093 da Chainça.

A Medalha de Mérito Municipal será entregue durante as Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade a realizar dia 14 de junho, no quartel dos Bombeiros.




44 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page