- comercioenoticias
CÂMARA DAS CALDAS COMBATE PLANTAS INVASORAS E VALORIZA ESPAÇOS VERDES COM ESPÉCIES AUTÓCTONES

Recentemente, o Município das Caldas da Rainha fez uma intervenção no espaço verde da rotunda junto ao MCdonalds (entrada norte da cidade), no âmbito de uma operação de remoção de espécies invasoras dos espaços verdes e, por conseguinte, substituição com espécies autóctones.
Como se recordarão, havia várias palmeiras nesta rotunda, (atualmente resta apenas uma) mas a “praga do escaravelho” tem ditado o fim da maioria das “Palmeiras das Canárias” no nosso concelho, bem como no resto do País.
Na rotunda existiam ainda vários exemplares de Erva das Pampas - Cortaderia selloana, grandes tufos de folhas cortantes com floração de panículas, nos meses de agosto a dezembro.
Estas apresentam um comportamento invasor que decorre do seu crescimento vigoroso, formando aglomerados densos que dominam a vegetação herbácea e arbustiva, criam barreiras à circulação da fauna e utilizam os recursos disponíveis para outras espécies, além da propagação massiva da semente, transportada através do vento.
PUB.
Perante esta situação, a ação do Município passa pela remoção total de cada exemplar e, gradualmente ao longo da cidade, desta espécie invasora.
Em consequência, e uma vez que esta mesma rotunda já tinha perdido os exemplares arbóreos que a caracterizavam, surgiu a oportunidade de reconverter e renaturalizar a rotunda, através da plantação de nove choupos negros – Populus nigra, que traduzem várias informações.
Uma das características é a sensibilização para o uso de espécies autóctones, pois estas estão adaptadas ao clima mediterrâneo e ao ecossistema face às mudanças climáticas, respeitando os recursos naturais.
Apesar de ser caduca, é apenas nessa época que tem de existir uma manutenção mais apertada, porque o choupo é uma espécie pouco exigente. Está também relacionada com cursos de água (galerias ripícolas), pelo que o choupo representa a passagem de uma linha de água neste local, ainda que encanada. Ainda de referir que tem um crescimento relativamente rápido e é resistente à poluição.
O Município vai levar a cabo mais intervenções de sustentabilidade e de valorização dos espaços verdes e de toda uma estrutura ecológica no espaço urbano.
PUB.