• comercioenoticias

BORDALO PINHEIRO TEM UMA ESTÁTUA NAS CALDAS DA RAINHA E NÃO ESTÁ SOZINHO


Quem visitar as Caldas da Rainha já pode tirar uma fotografia com Rafael Bordalo Pinheiro. No ano de comemoração dos 175 anos do seu nascimento, a autarquia quis homenagear o consagrado artista português com uma estátua no centro da cidade, na Rua das Montras. Bordalo Pinheiro não está sozinho e tem a companhia de um dos seus personagens mais icónicos, Zé Povinho.

Esta é uma forma de “homenagear e divulgar este que é um artista incontornável da arte e da cultura portuguesas”, afirma Tinta Ferreira, Presidente da autarquia. Desta forma a cidade tem mais um local de homenagem ao mestre ceramista.


PUB.


A obra foi idealizada por Isabel Castanheira, livreira e grande conhecedora de Bordalo Pinheiro, e foi desenhada e conceptualizada pelo conceituado cartoonista António. A execução das estátuas em bronze ficou a cargo dos artistas caldenses Carlos Constantino e José Carlos Almeida.

Proporcionada pela autarquia, esta obra teve o custo de 65 mil euros. Com o crescimento do turismo na cidade e na região, o município acredita que esta será uma peça que muito dignifica Caldas da Rainha na sua atratividade e na homenagem ao seu maior artista, Rafael Bordalo Pinheiro.

A cidade das Caldas da Rainha é, desde 2019, cidade criativa da UNESCO de Artesanato e Artes Populares, e é hoje uma referência no panorama artístico, com um número crescente de ceramistas residentes, ateliers, espaços de formação e exposições.


PUB.



164 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/7
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

8/1/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
NOVO SANTA CASA - COVID.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg