©2020 por Comércio & Notícias

  • comercioenoticias

BOMBEIROS DE RIO MAIOR CELEBRARAM 127 ANOS DE EXISTÊNCIA


Ruben Carvalho é o Bombeiro do Ano 2018

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior (AHBVRM), presidida por António Quevedo, assinalou este domingo, 8 de dezembro, o seu 127.º aniversário.

A Direção e Comando do Corpo de Bombeiros preencheram a manhã com o Hastear da Bandeira, o Café do Bombeiro e uma romagem ao cemitério em homenagem aos bombeiros, sócios e amigos falecidos, tendo sido depostas coroas de flores no talhão onde repousam os restos mortais daqueles que em tempos deram parte da sua vida a esta nobre instituição.

Pelas 10h00 o Largo Aires de Sá, em frente ao Cineteatro Municipal, recebeu as cerimónias de Juramento de Bandeira, Promoção a Bombeiros de 3.ª e Promoções na Carreira de Bombeiro aos Postos de Sub-Chefe e Chefe, conduzidas pelos Adjunto de Comando, Samuel Dias, seguindo-se as Distinções Honoríficas da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior e da Liga de Bombeiros Portugueses.

Nesta cerimónia juraram bandeira os estagiários Carolina Duarte, Ana Pereira, Hugo Silva, Marti Sabaté Vera e Pedro Ribeiro, os quais foram promovidos a bombeiros de 3.ª.

O bombeiro de 1.ª António Miguel Batista foi promovido a Sub-Chefe, tendo Luís Miguel Dias sido promovido a Chefe.

Nas Distinções Honoríficas da AHBVRM e da Liga de Bombeiros Portugueses receberam a Medalha de Grau Cobre, por 5 anos de Assiduidade e Bons e Efetivos Serviços Prestados à Causa dos Bombeiros Portugueses e de 5 anos de serviço no Quadro Ativo da AHBVRM os seguintes elementos: Jorge Figueiredo, Joana Santos e Tiago Julião.

Por sua vez os bombeiros Gonçalo Santos, Joel Silva e Filipe Rodrigues foram condecorados com a Medalha de Grau Prata, por 10 anos de Assiduidade e Bons e Efetivos Serviços Prestados à Causa dos Bombeiros Portugueses e de 10 anos de serviço no Quadro Ativo da AHBVRM.

Seguiu-se a atuação da Fanfarra dos Bombeiros, dirigida pelo Maestro Cristiano Pestana, que ofereceu ao público presente uma belíssima atuação.

Já no interior do Cineteatro teve lugar a sessão solene comemorativa do 127.º aniversário da AHBVRM, a qual contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, do Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior, António Quevedo, do Comandante da instituição, Paulo Cardoso, do 2.º Comandante, Luís Coelho, do Presidente da Assembleia Geral da AHBVRM, Eduardo Casimiro, do Presidente do Conselho Fiscal da AHBVRM, Leonardo Ferreira, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia, do Comandante Operacional Distrital, Mário Silvestre, do Vice-Presidente administrativo da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, António Salvado, da Deputada da Assembleia da República, Isaura Morais, e do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, João Rebocho, entre muitos outros ilustres convidados.

A sessão principiou com o Hino da Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo o Presidente da Assembleia Geral sido o primeiro a usar da palavra. Eduardo Casimiro começou por fazer uma resenha histórica desta instituição centenária, agradecendo depois ao Corpo de Bombeiros que “muitas vezes arriscam a vida para socorrer os seus semelhantes”, salientou.

O Presidente da Assembleia Geral destacou ainda o excelente trabalho desenvolvido pela direção conduzida por António Quevedo nos últimos três anos, bem como elogiou a fanfarra pela brilhante forma como tem representado a associação.

O orador seguinte foi o Comandante da AHBVRM. Paulo Cardoso dirigiu as primeiras palavras para a Deputada da Nação, Isaura Morais. “É com orgulho que registamos a sua presença nesta sala. Obrigado por tudo o que fez por esta associação e pelo seu Corpo de Bombeiros. Obrigado por estes 8 anos de relacionamento institucional onde partilhámos momentos de exaltação, essencialmente correspondentes a vitórias, os chamados ‘momentos bons’. Mas também nos momentos de concentração e de união, correspondentes a desafios e dificuldades, os ‘momentos menos bons’. Dr.ª Isaura Morais merece perdurar nos nossos corações”, frisou.

Na sua intervenção o Comandante da corporação riomaiorense lançou algumas “farpas” aos últimos Governos pela forma como os bombeiros têm sido tratados, “incapazes de definirem uma estratégia consistente e duradoura para o sistema de proteção civil em geral e, por consequência, para os Corpos de Bombeiros, os Governos e, neles, os governantes com responsabilidades específicas neste domínio da governação, têm-se limitado a alterar legislação a metro, e a fazer ensaios de natureza estrutural no serviço de tutela e a anunciar autos de fé nos bombeiros”, disse Paulo Cardoso, que acrescentou ainda: “As soluções propostas parecem apontar para uma espécie de refundação dos bombeiros enquanto agente da estrutura nacional de socorro, partilhando responsabilidades com outras forças, cada vez em maior número, e remetendo os bombeiros para um papel de agente meramente local, com a capacidade de resposta possível”.

Paulo Cardoso salientou ainda que “é indispensável discutir divergências de programa ou de método. O que verdadeiramente importa é juntar energias e forças, para de imediato construir-se uma estratégia que conduza à missão urgente de definir os bombeiros que os portugueses desejam e precisam”.

Seguidamente o Comandante dirigiu-se aos seus operacionais, “vós sois a joia da coroa desta associação, a todos o meu mais elevado agradecimento e reconhecimento pelo vosso empenho e dedicação ao nosso Corpo de Bombeiros”. Paulo Cardoso agradeceu ainda aos colaboradores da AHBVRM, aos Chefes e Sub-Chefes, à Secção Desportiva, ao Grupo de Dadores de Sangue e à Fanfarra.

A finalizar, Paulo Cardoso deixou uma palavra de elogio à direção, “em nome do Comando e de todo o Corpo de Bombeiros, quero publicamente reconhecer todo o apoio que nos têm dado. Tenho noção do grande esforço para nos apoiarem com a aquisição de equipamentos nas mais diversas áreas”, concluiu o Comandante.

De seguida foi a vez do Presidente da Direção usar da palavra, o qual começou por agradecer o trabalho de todos os bombeiros. “Julgo que podemos estar de consciência tranquila, pois todos trabalhamos em conjunto de forma a defender os superiores interesses desta instituição”, destacou António Quevedo, o qual lembrou que está a terminar o seu primeiro mandato à frente da AHBVRM, salientando que se irá candidatar para mais um mandato, “temos mais três anos pela frente, nos quais iremos dar o nosso melhor”, salientou.

António Quevedo encerrou o seu discurso agradecendo ao Município de Rio Maior e à Junta de Freguesia pelo apoio que têm dado aos bombeiros, ao Corpo de Bombeiros, os quais considera o pilar da instituição, e ao Comando da AHBVRM. O presidente deixou ainda palavras de elogio à secção desportiva, ao grupo de dadores de sangue, à fanfarra, e a todos os seus colegas de direção.

Seguiu-se a atribuição de uma distinção honorifica da Liga de Bombeiros Portugueses aos órgãos dirigentes, tendo sido atribuída a Medalha de Grau Prata a José Carlos Abadesso dos Santos por 10 anos de Assiduidade e de Bons e Efetivos Serviços Prestados à Causa dos Bombeiros Portugueses.

O Adjunto de Comando Samuel Dias chamou depois ao palco o Sargento Cristiano Pestana, maestro da fanfarra, para a entrega de prémios aos elementos que se distinguiram durante o ano 2019.

Assim, no Prémio Assiduidade foram agraciados Fernando Carmo, Teresa Vicente e Tiago Palminha com 100% de assiduidade.

No Prémio Trompetes do Ano foram distinguidos Márcia Santos e Inês Duarte, e no Percussionistas do Ano Diana Palminha e Catarina Lima.

Seguidamente usou da palavra o Vice-Presidente Administrativo da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, o qual se desfez em elogios à corporação riomaiorense, “este Corpo de Bombeiros é um caso de sucesso”, referiu José António Salvado que lhe reconheceu ainda “uma enorme qualidade”.

O orador seguinte foi o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses. Eduardo Correia começou por parabenizar a Câmara de Rio Maior pelos bombeiros que tem no seu concelho, “nunca baixem a guarda de apoio a este Corpo de Bombeiros”, referiu.

Eduardo Correia destacou ainda a Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos bombeiros de Rio Maior, “pela forma como trabalha bem é tida como uma referência a nível nacional e deve servir de exemplo a outras que existem no país”, salientou o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Nesta sessão usou também da palavra o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Mário Silvestre, o qual disse acreditar bastante neste Corpo de Bombeiros.

Mário Silvestre destacou a boa relação existente com o Comando da AHBVRM e deixou largados elogios à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, “vocês são enormes”, referiu.

Seguiu-se a atribuição do Prémio Bombeiro de Mérito do ano 2018 – Comandante do Quadro de Honra Dr. Eduardo do Rosário Agostinho, estando nomeados para este prémio os bombeiros Tânia Figueiredo, Ruben Carvalho e Joel Silva, tendo Ruben Carvalho sido eleito o Bombeiro do Ano 2018.

Coube ao Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior encerrar a sessão solene comemorativa dos 127 anos dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

“Esta corporação está ao serviço dos riomaiorenses desde 1892, com um contínuo apoio dado à nossa comunidade nas causas humanitárias, sociais e solidárias, só possível pelo altruísmo de todos os que foram e são seus dirigentes e pela entrega e capacidade de superação pessoal de todos aqueles que escolheram desempenhar a difícil missão que está confiada aos bombeiros”, referiu Filipe Santana Dias, que acrescentou: “Como todos sabem, esta é uma causa que também abracei em todo o meu tempo no desempenho de funções públicas, quer na Junta de Freguesia, quer na Câmara Municipal”.

Filipe Santana Dias enalteceu o trabalho diário dos bombeiros, “ser bombeiro voluntário, suportar as missões e privações porque estes homens e mulheres passam, só é possível para quem tem em si a vocação do serviço ao próximo, do auxílio sem pensar em qualquer retribuição. Seja qual for a adversidade ou dificuldade, sempre que chamados estes homens e mulheres respondem presente, e travam combates, muitas vezes, para além das suas próprias forças, dando de si tudo o que têm em prol do seu semelhante”, enalteceu o edil riomaiorense.

Filipe Santana Dias referiu ainda que “reconhecer com palavras apenas, é bonito, mas não basta”, acrescentando que “a Câmara de Rio Maior nunca se ficou pelas palavras, e por isso temos vindo constantemente a contribuir para um cada vez melhor equipamento destes nossos homens, quer na proteção individual, quer nos meios que têm ao dispor para o combate”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior cabe “às entidades públicas responsáveis pelo território e pela proteção civil este esforço e, enquanto for Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior cumprirei esse desígnio de corresponder e comparticipar, dentro das nossas possibilidades, nas vossas necessidades. Assim o fizessem todos e certamente teríamos um sistema de proteção civil ainda mais sólido, que soubesse efetivamente proporcionar, a todos estes homens e mulheres dos nossos corpos de bombeiros, as condições ótimas para desempenhar as suas missões”.

A finalizar a sua intervenção Filipe Santana Dias deixou algumas palavras de incentivo à Direção da AHBVRM, à fanfarra e ao Corpo de Bombeiros, “o meu muito obrigado em nome dos riomaiorenses, pela vossa coragem, abnegação, dedicação à causa pública e espírito de corpo, que vos permite serem reconhecidos como uma força de referência na região”, concluiu o Presidente da Autarquia.

Englobado também nas celebrações do 127.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior foi celebrada uma missa na Igreja Paroquial em memória dos riomaiorenses falecidos.

As celebrações terminaram com um almoço convívio no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

Agendado para a tarde de ontem estava também o tradicional desfile apeado e motorizado da AHBVRM, mas as condições climatéricas não permitiram a sua realização.

















376 visualizações

1/8

1/7

1/4

1/7

1/6

onde comer

1/9
bannered.png

Periodicidade: Diária

04-04-2020

Banner Riomagic.jpg