• Comercio Noticias

BOMBARRAL: POPULAÇÃO DE SÃO MAMEDE EXIGE A REATIVAÇÃO DO CHAFARIZ

A população da aldeia de São Mamede, no concelho do Bombarral, está a levar a cabo um protesto pela reativação do chafariz no centro daquela aldeia.

O chafariz de São Mamede, construído durante o séc. XVI (segundos os registos), é parte integrante do complexo “Solar dos Melos”, mandado edificar por Martim Afonso de Melo, que na época foi Vice-Rei na Índia, e está classificado como Património Edificado e Cultural pelo IGESPAR.

Segundo a população local “trata-se de um chafariz que passou por grandes períodos de seca sem nunca ter secado”, acrescentando que “é o orgulho deste povo, que agora o olha como um esqueleto, ao qual roubaram a vida”.

A 5 de gosto deste ano, pelas 10h00, a água parou totalmente de correr e nunca mais voltou. Os populares referem que “por estes dias esteve água a correr com abundância numa regueira caudal, existente no sítio designado por Barro Malta, devido a uma rutura num tubo que leva água de um furo a grandes distâncias. Também os pomares, na zona designada por Barrocas e Quinta da Encarnação foram bem regados nesses dias, sendo visível o desperdício de água no terreno, devido a fugas nos tubos de rega gota-a-gota. Tudo isto em sítios onde nunca existiu água no Verão, e agora existe, graças a um furo, situado a 300m de um outro, que entrou em atividade no final de julho. Outros furos existirão nesta área, que as autoridades competentes deverão averiguar e atuar em conformidade”, salientam.

A população de São Mamede lançou já um abaixo-assinado o qual já recolheu um número considerável de assinaturas.

Mas os protestos não se ficam por aqui, pois no próximo sábado, 19 de outubro, pelas 17h00, irá realizar-se uma concentração de protesto junto ao chafariz, na E.N. 8, para exigir às entidades competentes uma solução para este problema. “Eles que venham para o terreno avaliar qual a forma de o fazer, porque a água pública é um bem essencial para preservação da vida neste planeta”, conclui a organização deste protesto.


12 visualizações

1/9

1/10

1/7

1/8

1/9

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

9/18/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias