- comercioenoticias
BOMBARRAL: LUMINÁRIAS DE SÃO JOSÉ VOLTAM A ANIMAR O CARVALHAL

O evento, que conta com mais de um século de existência, realiza-se dia 19 de março
Tal como aconteceu, pela primeira vez, há cerca de 170 anos, na noite do próximo dia 19 de março, milhares de cascas de caracol vão decorar e iluminar as ruas e as habitações da aldeia histórica do Carvalhal, no concelho do Bombarral, para receber mais uma edição das Luminárias de São José.
Realizando-se ininterruptamente há cinco décadas, o evento constitui-se como um dos acontecimentos de maior relevância para a comunidade local, que anualmente se envolve com grande dedicação e empenho no embelezamento das suas casas e dos arruamentos por onde irá passar a procissão com as imagens de São José e de Nossa Senhora.
Preenchidas com azeite e um pavio, as cascas de caracol iluminam todo o percurso, dando um brilho e um colorido inigualáveis às ruas da aldeia, atraindo a curiosidade de muitos turistas, que nesta noite se deslocam de vários locais para presenciar o evento.
Depois de alguns anos de interregno, na sequência da implantação da Primeira República, as Luminárias de São José renasceram definitivamente das cinzas firmando-se, não só como um dos principais pontos de promoção turística, mas também por ser um momento em que a população local se reúne com os seus familiares, vindos expressamente para esta celebração.
Ao logo de várias décadas, a organização do evento era assegurada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal e pela Sociedade Filarmónica Carvalhense, mas as dificuldades inerentes à falta de recursos humanos levaram a que a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, assumisse a tarefa de garantir a manutenção desta bonita tradição.
Com início marcado para as 20 horas, o programa das Luminárias de São José incluiu, num primeiro momento, a realização da eucaristia na capela do Santíssimo Sacramento, situada no centro do Carvalhal, que será celebrada pelo Reverendo Padre Aníbal Pinto.
De seguida, terá lugar a procissão pelas principais artérias da aldeia, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense.
