• comercioenoticias

BOMBARRAL FOI PALCO DO EXERCÍCIO DISTRITAL DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO – A TERRA TREME


Um simulacro de sismo marcou as celebrações da 9.ª edição do Exercício Distrital de Sensibilização para o Risco Sísmico – A Terra Treme, que se realizaram na última sexta-feira, dia 5 de novembro, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó. no Bombarral.

Simulando o resgate de três vítimas soterradas, o exercício realizado envolveu a participação de 15 elementos dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, apoiados por cinco viaturas, de dois elementos do Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, bem como da Câmara Municipal, que fez deslocar até ao local uma retroescavadora.

A ação contou ainda com a participação dos alunos do Grupo de Primeira Intervenção do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), que desempenham um papel de grande relevância no processo de evacuação da escola e de sinalização dos locais onde ocorrem os sinistros.

O exercício foi antecedido por um momento de receção às diversas entidades envolvidas na iniciativa, que começou com uma breve intervenção do presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Fernandes, que afirmou o seu contentamento pelo facto da vila do Bombarral ter sido escolhida para a realização desta ação.

Por sua vez, o Segundo Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Ricardo Costa, sublinhou que “são estes pequenos exercícios que nos permitem estar mais bem preparados e sermos mais resilientes perante as catástrofes”.

A fechar este primeiro momento, Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, destacou o trabalho que tem sido realizado neste estabelecimento de ensino no âmbito da proteção civil, recordando que anualmente são promovidos exercícios de prevenção, simulando os mais diversos cenários.


PUB.


No final do simulacro, as várias entidades envolvidas fizeram um balanço das operações de busca e salvamento, tendo salientado a importância do treino e trabalho conjunto, assim como a relevâncias destas ações de sensibilização e formação.

O evento contemplou ainda uma exposição de desenhos alusivos ao tema da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Esteve também patente na entrada do edifício escolar, uma exposição de meios técnicos-operacionais de diversas entidades: Autoridade Marítima, Bombeiros Voluntários do Bombarral, Comando Distrital de Operações e Socorro, E-redes, Guarda Nacional republicana (Escola Segura, Grupo de Intervenção Cinotécnica e Unidade de Emergência Proteção e Socorro), Infraestruturas de Portugal, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Polícia de Segurança Pública e Turismo do Centro.


PUB.


48 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom