- comercioenoticias
BOBI É O CÃO MAIS VELHO DO MUNDO

Bobi, um cão português que vive com os donos na aldeia de Conqueiros, no concelho de Leiria, bateu o recorde de Bluey - um cão australiano que viveu entre 1910 e 1939, morrendo com 29 anos e cinco meses - tornando-se assim o cão mais velho de sempre.
O anúncio foi hoje feito pelo Guiness World Records que revela que o Bobi nasceu a 11 de maio de 1992.
Além de ser considerado pelo Guiness World Records como o cão mais velho do mundo, é ainda o cão mais velho de sempre.
De acordo com o tutor, um dos maiores fatores para que Bobi ainda esteja vivo é o "ambiente calmo e tranquilo".
O Bobi é um cão da raça Rafeiro do Alentejo, considerada uma raça de guarda de rebanhos e bovinos, cuja esperança de vida está entre os 12 e os 14 anos, tornando-se a sua longevidade um verdadeiro milagre.
O Guiness World Records revela ainda que o cão leiriense foi registado no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria em 1992, instituição que confirmou a idade do animal.
Leonel Costa, o dono do Bobi, conta no site do Guiness World Records que a história do Bobi iniciou-se de uma forma menos feliz e quase que teria o mesmo destino que os seus três irmãos. “Infelizmente, naquela época era considerado normal pelas pessoas mais velhas que não podiam ter mais animais em casa […] enterrar os animais em um buraco para que não sobrevivessem”, contudo, a família Costa não notou que se esqueceu de uma das crias na ninhada. Leonel e os seus irmãos esconderam o Bobi, até que ele abrisse os olhos para que os pais decidissem ficar com ele. Na altura, nem sequer imaginaram que o Bobi seria hoje considerado o cão mais velho do mundo.
O dono descreve o Bobi como um cão “sociável”, mas que agora já é menos aventureiro, devido à sua idade. O Bobi já tem problemas de visão, passando bastante tempo a descansar.
Leonel Costa acredita que o segredo da longevidade de Bobi reside no facto de o animal viver em liberdade, sem estar preso a correntes ou trelas, e ser bem alimentado e amado.