top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

BENAVENTE OFERECE AOS VISITANTES 5 MIL KG DE SARDINHAS, 10 MIL PÃES E 5 MIL LITROS DE VINHO


A vila de Benavente, no Ribatejo, prepara-se para receber mais uma edição da conceituada Festa da Amizade – Sardinha Assada, evento que teve início em 1969 quando um grupo de amigos se juntou, dividindo a despesa de alguns quilos de sardinhas, pão e vinho, resolvendo convidar alguns amigos para se juntarem à festa. Também não faltou o toque do Ribatejo com a largada de uma bezerra brava para os mais corajosos.

Este evento foi-se enraizando ao longo dos anos, sendo hoje em dia, segundo a organização, a maior distribuição gratuita do país, com 5 mil kg de sardinhas, 10 mil unidades de pão e 5 mil litros de vinho.

Uma festa com 52 anos de história, que marca as gentes e o território do Município de Benavente e de toda a região, que este ano se vai realizar de 22 a 24 de junho, com largadas de toiros todos os dias.



Desde 1969 que o último sábado de junho é o dia da Sardinha Assada em Benavente. Várias fogareiros dispostos ao longo das ruas da vila assam a partir das 22.00 horas, 5.000Kg de sardinhas, a acompanhar com 5.000Lt de vinho e 10.000Un de pão, tudo distribuído gratuitamente. Mas se este é o ponto alto da festa, o dia começa bem cedo com o desfile de Campinos, Cavaleiros Amadores e animais pelas ruas da vila. Depois seguem-se as provas de condução de jogos de cabrestos. Campino que é campino, não perde a Festa da Amizade – Sardinha Assada de Benavente.

Na tarde de sábado, o momento de maior adrenalina é mesmo a entrada de um toiro bravo com campinos e cabrestos pelas ruas da vila. Num percurso de aproximadamente 1Km, em plena E.N. 118, cabe à mestria dos campinos conduzir o toiro pelo asfalto e fazê-lo entrar na manga das largadas. Sempre muito participadas, as largadas de toiros são a maior expressão popular do Ribatejo.

Destaque também para os espetáculos musicais com Ruth Marlene, Oitentamente, Tributo aos Xutos, Miguel Bravo e The Pilinha.

Esta festa é organizada pela Comissão da Sardinha Assada e Comissão da Picaria 2023, contando com o apoio da Câmara Municipal de Benavente.


166 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page