top of page

Periodicidade: Diária

2/22/2024

  • comercioenoticias

AZAMBUJA VAI DINAMIZAR A SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL


O Município de Azambuja está a organizar um conjunto de atividades com as quais vai dinamizar a designada “Semana da Proteção Civil”, entre os próximos dias 1 e 4 de março. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com a estreita parceria das entidades do concelho ligadas a esta área, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja, a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa e os postos de Azambuja e de Aveiras de Cima da Guarda Nacional Republicana.

No primeiro dia do evento, quarta-feira 1 de março, assinala-se o Dia Internacional da Proteção Civil e ficará marcado por uma grande exposição de veículos e equipamentos dos diversos agentes de Proteção Civil locais, bem como da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e de diferentes valências da GNR. A demonstração decorrerá no Campo da Feira, junto à Praça de Touros, entre as 10h00 e as 15h00 e estará aberta a toda a população.

No dia 2, quinta-feira, haverá uma ação de divulgação, com a distribuição de um folheto nos estabelecimentos dos 3 Agrupamentos de Escolas do concelho, com informação sobre os diferentes tipos de catástrofes, os riscos naturais e tecnológicos existentes e qual a ação dos serviços de Proteção Civil. Neste dia, será realizado, igualmente, um exercício de evacuação, no Agrupamento de Vale Aveiras, que servirá de treino para a comunidade escolar numa eventual situação de emergência.

Sexta-feira, 3 de março, terá lugar o dia do “Quartel Aberto”, especialmente dedicado aos alunos das escolas do concelho. Entre as 10h00 e as 15h00, as instalações dos Bombeiros de Alcoentre e de Azambuja, da Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha e dos Postos Territoriais da GNR de Azambuja e de Aveiras de Cima vão estar de portas abertas para dar a conhecer como funcionam e quais as suas missões junto das populações.



A última atividade desta semana será a realização de um simulacro de acidente ferroviário, envolvendo matérias perigosas. O exercício intitula-se “Trainex’23” e ocorrerá na Linha do Norte, junto aos armazéns GSE, em Vila Nova da Rainha, no dia 4 de março, sábado, mobilizando um elevado número de meios de agentes locais e regionais de Proteção Civil, com especial incidência entre as 15h00 e as 18h00. Este simulacro visa refletir um cenário aproximado a uma emergência real, envolvendo diversas áreas das operações de proteção e socorro, incluindo a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Alerta-se, por isso, a população para as movimentações destes meios, no simulacro da tarde de 4 de março.

O Município de Azambuja, em colaboração com todos os seus parceiros, pretende que esta Semana da Proteção Civil constitua uma experiência pedagógica de aproximação do público aos agentes desta área, bem como de sensibilização dos cidadãos para o slogan “Prevenir, Atenuar, Socorrer – Proteção Civil ÉS TU!”


30 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page