top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

Atletas de Portugal em várias especialidades: Futebol, ciclismo, triatlo e até o poker


Portugal é um país repleto de atletas profissionais importantes, não somente a nível nacional, mas também a nível internacional. Desde o início até o dia de hoje, nossa memória conta com lendas do desporto que representam momentos históricos do nosso desporto. Um grande mito é Eusébio “Pantera Negra”, sendo um dos melhores jogadores do século XX segundo uma lista da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol que engloba os referentes deste desporto. Rosa Mota foi uma campeã da maratona tanto em campeonatos europeus e mundiais como em Jogos Olímpicos, onde ganhou uma medalha de bronze em Los Angeles e outra de ouro em Seul.

O futebol é o desporto rei mundial. Portugal conta com vários futebolistas que são muito conhecidos a nível internacional. Cristiano Ronaldo, Luís Figo, André Silva, Bruno Fernandes, Pepe ou Éder são nomes com grande fama mundial que jogam em equipas consagradas.

Para além do futebol são vários os desportos com atletas portugueses profissionais, com um vasto número de vitórias em campeonatos e competições mundiais.


Marcha

Portugal conta com vários marchadores de grande nível que conquistaram diferentes torneios e campeonatos, como João Vieira, de 44 anos com dois recordes nacionais de 20 e 50 km marcha e vários Jogos Olímpicos, ou seu irmão gémeo Sérgio Miguel que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Na parte feminina, Vera Lúcia Montez dos Santos é especializada nos 20 km marcha tendo no seu palmarés vários campeonatos nacionais, europeus e do mundo. Também participou nos Jogos Olímpicos de Pequim, tendo ficado em nono lugar. Outra grande marchadora é Inês Pereira Henriques, natural de Rio Maior, é recordista mundial de 50 km marcha, conta com dois ouros, em 2017 e 2018. Participou em três Jogos Olímpicos.

Susana Paula de Jesus Feitor é de Alcobertas (Rio Maior) conta com oito medalhas em diferentes campeonatos, 2 ouros, 3 pratas e 3 bronzes. Foi a primeira a conquistar uma medalha numa prova internacional de marcha atlética por Portugal e participou em 5 Jogos Olímpicos. Atualmente é Vice-Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.


Ciclismo

Joaquim Agostinho é um símbolo no ciclismo português, com várias conquistas na sua carreira em Campeonatos do Mundo de Estrada, Volta a França, Volta a Portugal e Volta a Espanha.

Nesta especialidade desportiva encontramos também a jovem Maria Ribeiro Gomes Martins de Moçarria, no concelho de Santarém, que compete tanto em pista como em estrada. Alcançou medalhas de bronze nos campeonatos de 2019 nos Países Baixos e 2020 na Alemanha, foi segunda no campeonato Panorama Guizhou International na China em 2018. Também conseguiu vários segundos lugares em campeonatos nacionais.

Rui Costa é um dos ciclistas que atingiu primeiros lugares em campeonatos mundiais desde o ano 2007 que participou no Giro delle Regione. Outro também conhecido é Tiago Machado, especialista em contrarrelógio, tendo participado em várias Voltas à França, Volta à Espanha e Volta à Itália.


Basquetebol

Leonor Ferreira de apenas 19 anos é uma basquetebolista que ganhou uma bolsa de quatro anos para estudar no Exckerd College e jogar basquetebol nos Estados Unidos, sendo a primeira jogadora do clube Rio Maior Basket a conseguir tal proeza.

Outra grande basquetebolista conhecida é Patrícia Nunes Penicheiro. Jogadora internacional durante 15 anos nos Estados Unidos foi nomeada como uma das 15 melhores jogadoras da Liga Americana.


Triatlo

O triatlo português conta com a atleta Vanessa de Sousa Fernandes com várias medalhas ganhas em campeonatos nacionais, europeus, mundiais e até participou em cinco Jogos Olímpicos. Outro triatleta profissional é João Pedro Lopes da Silva que ganhou até o momento uma medalha de prata em 2015 e duas medalhas de bronze em 2017. João Pereira é outro triatleta com dois ouros em 2017 e uma prata em 2019, participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano 2016 onde ficou em quinto lugar.


Poker

Também o mundo do poker conta com vários jogadores profissionais no nosso país, que tem bons resultados em torneios internacionais. O poker é considerado um desporto mental sendo celebrados diferentes torneios onde se pode ver como participam jogadores realmente muito preparados que fazem jogadas estratégias e aces interessantes. Entre os diferentes jogadores profissionais portugueses que mais se destacam mundialmente encontramos João Vieira, considerado o melhor jogador de poker português. Nesta modalidade destaque ainda para João Barbosa, Filipe Oliveira, Diogo Veiga e Pedro Marques que contam com mais de um milhão de dólares ganhos.

111 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page