Periodicidade: Diária

10/2/2022

  • comercioenoticias

ATÉ AO PRÓXIMO DOMINGO A CEBOLA É RAINHA EM RIO MAIOR


O Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, a Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e o Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, inauguraram ao final da tarde de ontem, 1 de setembro, a Frimor 2022 – Feira Nacional da Cebola, evento que decorre em Rio Maior até ao próximo domingo, tendo como destaque a cebola.

Na sua intervenção, o autarca riomaiorense realçou que “este é o mais antigo certame anual do concelho de Rio Maior e para muitos riomaiorenses esta é a Feira-Rainha da nossa região.”

Filipe Santana Dias realçou que será hoje lançado, pelas 19h30, no “Espaço Wine Bar” do Pavilhão Multiusos, o livro “300 anos da Feira de Setembro”, o qual resulta de um estudo levado a cabo pelos técnicos da autarquia Ricardo Rosário e Sónia Rebocho.

O Presidente da autarquia riomaiorense contou que foi possível identificar uma provisão real assinada por D. João V, datada de 9 de junho de 1722, em que o rei autorizava os moradores do então Lugar de Rio Maior a mudar a sua feira para o dia 15 de setembro de cada ano. Filipe Santana Dias referiu então que segundo esta informação “garantimos o conhecimento para podermos afirmar que a nossa Feira de Setembro celebra este ano 300 anos”.

Após os discursos inaugurais, em que intervieram também Isaura Morais e o Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, seguiu-se a inauguração de um monumento que assinala os 300 anos da Frimor, instalado em frente ao Pavilhão Multiusos.


PUB.


Após a comitiva efetuar uma visita ao certame, no “Espaço Wine Bar” foi assinado entre Filipe Santana Dias e Vítor Marques um acordo de parceria entre os Municípios de Rio Maior e Caldas da Rainha.

Este acordo tem como objetivo estreitar laços e promover estratégias de cooperação entre as duas autarquias, potenciando as sinergias existentes desde tempos imemoriais. Foi acordado pelos dois Executivos, que seriam constituídas equipas multidisciplinares, para que os serviços de ambas as autarquias pudessem manter-se em perfeita articulação e colaboração.

Em termos musicais, a noite de ontem terminou com a atuação da banda riomaiorense Conjuto!Evite, aos quais se seguiu um grandioso concerto de Toy.

Para hoje pode contar com a atuação dos Cauda da tesoura e Pedro Abrunhosa, enquanto que sábado é a vez de subirem ao palco os Trigloditas e Paulo Gonzo. Após os concertos há atuação de D’js,

Realce ainda nesta edição da Frimor para a Taça de Portugal de Paraquedismo, a decorrer amanhã, sábado, e também no domingo de manhã, para o Festival de Fanfarras a ter lugar amanhã, a partir das 20h30, junto ao Terminal Rodoviário, e para o Festival de Folclore que se realiza no domingo à tarde.

Já sabe que até ao próximo domingo, em Rio Maior, pode contar com a Feira Nacional da Cebola, onde dezenas de ceboleiros, na sua grande maioria oriundos co concelho de Caldas da Rainha, fazem da cebola a rainha deste evento.



PUB.


349 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg