• comercioenoticias

ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS DO CADAVAL ASSINALOU 100.º ANIVERSÁRIO


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.

É com um sentimento de «alegria e de enorme responsabilidade» que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) encara o centenário que completou sobre a sua fundação.

«Alegria porque é uma data importante para os bombeiros do Cadaval», avança Ricardo Coelho, presidente da direção. «Comemorar 100 anos é sempre um momento alto para uma instituição que faz parte da história do Concelho e que contribuiu também para o seu desenvolvimento e afirmação».

«Responsabilidade porque 100 anos de serviço a uma população é um feito importante que merece o respeito de todos, mas que, simultaneamente, nos dá a responsabilidade acrescida de preservar este património que são os bombeiros do Cadaval e o seu legado de “vida por vida”, em prol dos outros», declara o representante.

Ricardo Coelho salienta, das atividades que compuseram este aniversário especial, o reconhecimento que foi feito, aos bombeiros e fanfarra, com a atribuição de uma medalha comemorativa do centenário.

Outros aspetos destacados desta comemoração foram a publicação de um livro que narra a história dos seus cem anos de existência, intitulado "100 anos de vida por vida" (autoria de Carlos Guardado da Silva, Júlio Cardoso e Rui Henriques), a par da bênção da nova viatura de combate a incêndios, por seu turno paga totalmente pela associação.


PUB.


«Destacamos ainda a atribuição de medalhas de assiduidade, dedicação e altruísmo aos nossos operacionais, por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses, e a bênção de uma viatura de comando, que foi oferecida pelo Município de Kayl (Luxemburgo), com o grande empenho de um nosso conterrâneo, Amílcar Caetano, que conseguiu que a mesma viesse para os bombeiros do Cadaval, a quem estamos muito gratos», realça o líder da instituição.

Deste momento insigne para a corporação cadavalense há ainda a evidenciar «a bênção de duas imagens, uma de S. Marçal – Padroeiro e Protetor dos Bombeiros, adquirida pelo Corpo de Bombeiros, e uma de N. Sra. de Fátima, oferecida por Hélder Martins, a quem a associação humanitária e os bombeiros também agradecem».

Por seu turno, David Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, refere grande orgulho pessoal em fazer parte da história dos bombeiros cadavalenses, dado serem já mais de 20 anos a usar aquela farda.

«Embora esta associação tenha comemorado 100 anos de vida, para mim, enquanto comandante, significa um “marco zero” pela nova função assumida este ano», declara, acrescentando serem «inúmeros» os desafios pela frente.

«A pandemia veio dificultar muito aquilo que já era bastante difícil, nomeadamente a recruta de novos elementos», explica David. «Vimo-nos proibidos de realizar instruções e formações presenciais até finais do mês de abril».

O comandante adianta ainda que os elementos do corpo ativo anseiam por atividades, que só podem realizar-se em grupos muito restritos de elementos, aplicando assim as normas de segurança da Direção-Geral da Saúde.

«Com a esperança de que os números de infeções por SARS-CoV-2 não voltem a aumentar, não só a nível local como a nível nacional, estamos progressivamente a contar com o regresso à normalidade do que é a atividade de um corpo de bombeiros», declara.

David Santos termina endereçando os parabéns à corporação e agradecendo a «todos os homens e mulheres que fizeram e fazem parte da história da AHBVC».


PUB.


34 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/6
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

6/14/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg