top of page
thumbnail_comércio&noticias_banner 1218x170px..jpg

Periodicidade: Diária

3/21/2023

  • comercioenoticias

ASSINADOS PROTOCOLOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA, DEFESA E PAZ


A cerimónia simbólica de assinatura dos protocolos de cooperação para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz teve lugar ontem, dia 24 de outubro, no Convento de S. Francisco em Santarém.

Nesta sessão solene marcaram presença Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, António Leite, Secretário de Estado da Educação, Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Manuel Afonso e Nuno Russo, Vereadores da CMS, Deputados, Presidentes de Câmaras do Distrito de Santarém e diversas entidades.

Ricardo Gonçalves referiu “a pertinência da assinatura deste protocolo neste momento difícil que o mundo está a atravessar e quão importante é a sensibilização dos nossos jovens para estas temáticas: defesa nacional, direitos à liberdade, cidadania, igualdade entre homens e mulheres, paz entre os povos. A implementação e concretização deste referencial é fundamental para fazermos do mundo, um lugar melhor”.

Tendo em conta a nova conjuntura, esta nova versão do referencial aprovado em 2014, inclui, novos conceitos, como os de “guerra justa”, “resolução de conflitos”, “ciberataque”, “cibercrime”, “ciberdefesa” e “cibersegurança”, entre outros.


PUB.


O Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz assinado pelos 21 municípios do distrito de Santarém constitui-se como um documento orientador para a implementação da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, a partir do ano letivo de 2023/2024.

Além dos municípios e da Secretaria de Estado da Administração Local, o referencial envolve os ministérios da Defesa Nacional e da Educação e a Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações.

Com a assinatura deste protocolo, compete ao Município de Santarém colaborar com a Defesa Nacional, a Igualdade e Migrações, a Educação e a Coesão Territorial na elaboração e execução do plano de implementação deste Referencial com vista a incentivar e apoiar iniciativas relacionadas com a promoção de uma cultura de segurança, da defesa e da paz, apoiando a participação ativa neste projeto dos agrupamentos de escolas do concelho.

Este plano deve ainda incluir temáticas como igualdade entre mulheres e homens e prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica; prevenção e combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais; origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem; desconstrução de estereótipos e mitos; contribuir para a educação intercultural e inter-religiosa.


PUB.


45 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page