top of page
thumbnail_comércio&noticias_banner 1218x170px..jpg

Periodicidade: Diária

3/21/2023

  • comercioenoticias

ASAE APREENDEU NA MEALHADA MAIS DE DUAS TONELADAS DE CARNE PROVENIENTE DE MATADOURO DE SANTARÉM


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, através da Brigada Especializada de Indústrias de produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro, uma operação de fiscalização direcionada ao combate dos ilícitos contra a saúde pública, no concelho da Mealhada.

Durante a ação e após a interceção de uma viatura que transportava produtos cárneos (carcaças de suíno) provenientes de um matadouro do concelho de Santarém e com destino a uma sala de desmancha do concelho Macedo de Cavaleiros, constatou que os mesmos se encontravam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações.

Em sequência, os produtos cárneos que se encontravam em contacto com o pavimento foram sujeitos a perícia por uma médica veterinária que considerou que os mesmos, não poderiam entrar no circuito comercial, tendo determinado a apreensão de 2.300 quilos de carne no valor aproximado de 3.700 euros, para posterior limpeza em estabelecimento aprovado com Número de Controlo Veterinário para a atividade de desmancha.



No âmbito da referida ação, as autoridades constataram ainda que, o registador de temperatura instalado na viatura não tinha sido sujeito a controlo metrológico, situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada e por isso foi igualmente determinada a sua apreensão.

Como balanço da ação foi instaurado um processo de contraordenação por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos e apreendido o registador de temperatura no valor estimado de 500 €.

Esta ação contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.

A ASAE informou que irá continuar a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.


612 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page