top of page

Periodicidade: Diária

2/22/2024

  • comercioenoticias

AS PASSADEIRAS EM RIO MAIOR



PUB.


Por leitor devidamente identificado

 

Não sei se o número de acidentes com peões nas passadeiras, em Rio Maior, é superior à média nacional. A verdade é que este é um problema que nos deve preocupar a todos.

Por isso, faço aqui um apelo à autarquia para investir mais na segurança das pessoas. Verifica-se a falta de cuidado de alguns peões (para não dizer muitos), nas artérias da cidade, principalmente na Avenida Paulo VI.

Atravessar a via fora das passadeiras por adultos, e por vezes acompanhados de crianças, é um ato vulgar, mas de extrema irresponsabilidade. E o pior é que não “veem” a passadeira a escassos metros de distância. Esta realidade acontece de dia e de noite. Torna-se mais perigoso a estas horas pelo vestuário ser sempre mais escuro de noite, o que torna a visibilidade mais difícil. Claro que há muitos condutores que não tomam as devidas precauções, como abrandar nas referidas passadeiras, facto que deveria acontecer por circularem em artérias urbanas.



Algumas autarquias, nomeadamente no norte do país, têm vindo a tomar medidas acertadas para reduzir esse tipo de sinistralidade. As mesmas têm, paulatinamente, vindo a instalar pilaretes sinalizadores LED, nas passagens de peões mais movimentadas. Essa instalação tem como objetivo aumentar a segurança, o que tem contribuído para a prevenção de acidentes.

Acresce que há muitas passadeiras em Rio Maior que estão mal iluminadas, acontecendo que a tinta que assinala as mesmas é quase inexistente em alguns casos.

Junto à Escola Marinhas do Sal chegou a haver, e bem, uma passadeira com pequenas luzes intermitentes que, por razões desconhecidas, já não existe.

Há cidades na nossa região, onde a opção foi colocar nos sinais de trânsito próximos das passadeiras, uma iluminação intermitente.

Deixo, aqui, esta crítica construtiva, na expectativa de que os responsáveis autárquicos tornem estes locais da cidade mais seguros.



 

2.495 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page