top of page

Periodicidade: Diária

2/24/2024

  • comercioenoticias

ANP|WWF LANÇA PROJETO PARA GESTÃO DA ÁGUA DO RIO TEJO


A ANP|WWF apresenta o seu novo projeto – Iniciativa Tejo – que visa implementar uma gestão sustentável dos recursos hídricos da Lezíria do Tejo. Esta zona reveste-se da maior importância por cobrir um dos aquíferos mais significativos da Península – o Tejo-Sado – , que fornece a maior parte da água doce usada nas atividades da região, incluindo a agricultura e o abastecimento urbano e industrial.

A Iniciativa Tejo pretende envolver todas as partes interessadas – consumidores, agricultores, produtores, administração pública central e regional e centros de investigação – para que, em conjunto, possam conhecer os riscos de exploração dos recursos hídricos regionais, encontrar soluções para os mitigar e alavancar benefícios socioeconómicos e ambientais de uma gestão sustentável dos recursos.

A comunidade local será também um elemento-chave para a implementação destas soluções, estando programadas ações de educação ambiental e capacitação para a intervenção ativa nas decisões políticas e o envolvimento em processos participativos.



De acordo com Ruben Rocha, Coordenador de Água da ANP|WWF, “a gestão sustentável dos recursos hídricos é um dos temas mais complexos, principalmente num país como Portugal, onde a escassez de água é uma realidade. Proteger os recursos hídricos do Baixo Tejo requer o envolvimento de um vasto leque de entidades, instituições, sociedade civil e um empenhado esforço de todas as partes envolvidas. Este projeto é a prova deste esforço concertado”.

A Iniciativa Tejo tem a duração de 3 anos: o primeiro é dedicado à criação de um Fórum com os principais intervenientes regionais da água (decisores, utilizadores e influenciadores) que procuram soluções para a gestão sustentável dos recursos de água doce no Baixo Tejo; no segundo e terceiro ano, pretende-se desenvolver um projeto piloto para reduzir a contaminação e sobrecaptação dos recursos hídricos subterrâneos do aquífero Tejo-Sado, definindo um mecanismo de compensação dos agricultores/proprietários envolvidos, a monitorização quantitativa dos volumes de água utilizados e a análise dos parâmetros de qualidade.

Este projeto conta com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, da Águas do Ribatejo e tem o apoio da marca Finish, principal financiador da Iniciativa Tejo.


38 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page