top of page

Periodicidade: Diária

3/29/2024

  • comercioenoticias

ANO LETIVO ARRANCA COM PRUDÊNCIA E EMPENHO NO CONCELHO DO CADAVAL


Depois de um terceiro período tão atípico e complexo, as escolas do concelho do Cadaval estão a iniciar o novo ano letivo de 2020/2021, com empenho e coragem, na esperança de que tudo decorra dentro da normalidade, embora ainda com muitas incertezas e várias diferenças em relação aos anos anteriores.

Nos estabelecimentos de educação e ensino, as equipas intervenientes têm vindo a preparar-se para receber os alunos com alegria e da forma mais natural e estimulante possível, pondo, no entanto, em prática as recomendações da Direção Geral da Saúde, de forma a garantir a segurança de toda a comunidade educativa.

Este ano, devido às contingências da situação pandémica em que nos encontramos, as medidas de redução do eventual risco de transmissão do SARS-CoV-2 em ambiente escolar assentam em condições específicas e excecionais de funcionamento, regras de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico.

Em relação ao período de refeições, as assistentes operacionais, com equipamentos de proteção individual adequados, asseguraram a adequada limpeza e desinfeção das superfícies, supervisão para a correta higienização das mãos e deslocação desfasada para a sala de refeições, para evitar cruzamento de crianças.

No refeitório, ou espaços destinados para o efeito, os lugares estarão marcados, de forma a assegurar o máximo distanciamento físico possível. O plano de ementas está disponível para consulta aqui no site da autarquia e afixado em todas as escolas.


PUB.


Sabemos que, para os lanches da manhã/tarde, os alunos gostam de levar a sua mala favorita com lancheira, mas, no contexto atual, o mais sensato é a utilização de sacos descartáveis e identificados, de forma a possibilitar e facilitar a desinfeção.

No âmbito do programa "Comer na escola é bom", a Câmara do Cadaval partilha algumas sugestões para que as famílias possam organizar-se e prepararem os lanches, de acordo com os gostos dos seus filhos:

- Pacote de leite UHT

- Sandes de pão de mistura/sementes

- Tostas de centeio integrais

- Galetes de milho/arroz/trigo serraceno com quinoa, integrais, etc.

- Ovo de codorniz cozido

- Queijos transportáveis: em fatias, tipo “babybell” ou triângulos

- Produtos hortofrutícolas, se possível da época, lavados e desinfetados: palitos de cenoura, mini-pepinos, tomates cherry, fisálias, frutos vermelhos, etc.

- Esporadicamente: frutos secos, sem sal ou desidratados (tâmaras, figos, passas, bagas, etc.), bolachas (pesquise receita no Instagram), panquecas, muffins ou bolos fatiados caseiros, confecionados, sempre que possível, com ingredientes biológicos, com baixos teores de açúcar e gordura.


PUB.


51 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page