Periodicidade: Diária

10/3/2022

  • comercioenoticias

ALUNOS DO CONCELHO DE AZAMBUJA APRESENTAM PROPOSTAS NO ÂMBITO DO DESAFIO DAS CIDADES EDUCADORAS

Atualizado: 11 de abr.


Os alunos do Agrupamentos de Escolas do Alto de Azambuja participaram em duas sessões inspiradas pelo tema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.

As sessões decorreram nos dias 16 e 17 de fevereiro e proporcionaram aos alunos das turmas 8ºA, 8ºB, 9ºA e 9ºB o contacto direto com representantes das suas juntas de freguesia e da Câmara Municipal. Esta iniciativa tem como objetivo dar voz aos jovens, os quais aproveitaram a oportunidade para apresentarem diversas propostas que refletem a sua preocupação pelo concelho, e revelam a identificação com o seu território e a visão das suas localidades.

Na primeira sessão, dia 16 de fevereiro, os alunos do 8ºB e 9ºA contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, da Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência – Cristina de Sousa, do Presidente da Junta de Freguesia de Alcoentre – Francisco Morgado, e do Presidente da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa – José Avelino. Os autarcas receberam dos jovens inúmeras propostas como incentivos ao associativismo, ações de voluntariado para com a comunidade local, realização de novos torneios desportivos, concertos e espetáculos culturais que dinamizem a região do “Alto Concelho”, onde residem.


PUB.


Na sessão do dia seguinte, 17 de fevereiro, o evento reuniu os jovens do 8ºA e do 9ºB com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – António José Matos, a Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, e os Presidentes das Junta de Freguesia de Alcoentre e da União das Freguesias. Nesta ocasião, os jovens participantes apresentaram um conjunto de propostas muito concretas para o seu território, como a requalificação dos campos de futebol, o investimento numa piscina descoberta em Manique do Intendente, um “skate park” na Freguesia de Alcoentre e a requalificação da Rua Pina Manique com uma ciclovia e um caminho pedonal de ligação entre o centro de Manique do Intendente, a Escola Básica e o Paúl Natura, apostando numa zona desportiva e de lazer.

Esta atividade, que envolveu várias dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, terá continuidade com o desenvolvimento, em grupos e em turma, de projetos de cidadania ativa no espírito dos princípios da Carta das Cidades Educadoras.

É de referir que a Cidade Educadora é promotora de formação em valores e práticas de cidadania democrática que promovam o respeito, a tolerância, a participação, a responsabilidade, o interesse pelo que é público e o compromisso com o bem comum. Por outro lado, “Azambuja - Cidade Educadora” continuará a promover a consciencialização sobre a interdependência das dimensões local e global que os desafios globais representam, facilitando a formação de uma cidadania aberta, capaz de participar, comprometer-se e dar o seu contributo à escala local e internacional. A devida aplicação de todos estes princípios deverá contribuir para que cada pessoa sinta a cidade, o seu meio envolvente e o planeta como seus.


PUB.


39 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg