Periodicidade: Diária

11/26/2022

  • comercioenoticias

ALUNOS DA ESCOLA MEM RAMIRES ORGANIZARAM PLENÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E CAMPANHA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS


Os alunos do 6º ano, Turma D, da Escola Mem Ramires, de Santarém, promoveram, no dia 31 de outubro, um Plenário de Sensibilização para a Campanha de Adoção de Animais “AMICÃO e AMIGATO - Adote um amigo para sempre", na Escola Mem Ramires e uma Campanha de Adoção de Animais - AMICÃO e AMIGATO "Adote um amigo para sempre".

O Plenário, que contou com a participação de Nuno Russo, Vereador com o Pelouro do Canil e Gatil Municipal, da Câmara de Santarém, de Margarete Cruz, médica veterinária Municipal do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS), de Nuno Gomes, Subdiretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, de Joana Nogueira, representante da ASPA, Manuela Vieira, Coordenadora da UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade, Vanessa Domingos, enfermeira especialista em saúde mental, da UCC, de Filipa Galinha, Psicóloga, de Joana Vilela, responsável da Trela Amarela, Nuno Santos, especialista em Intervenção Assistida por Animais e responsável pelo Projeto Smiledog - Cães Terapeutas e pela cadela Syrah, teve como objetivo sensibilizar as pessoas para a promoção de uma adoção responsável de animais de estimação, dar a conhecer os benefícios de um animal no nosso bem-estar físico e psicológico, prevenir novos abandonos e abrir horizontes, no que respeita às capacidades dos canídeos, na intervenção assistida, junto de crianças.

Nuno Russo elogiou a capacidade de mobilização e de organização dos alunos e da professora Zélia Pimentel desta turma, da Escola Mem Ramires, por levarem a cabo esta iniciativa “tão importante”, e lembrou “que a adoção de um animal é uma responsabilidade para a vida”.


PUB.


No âmbito desta iniciativa, inserida no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento "Os animais são nossos amigos", os alunos colocaram várias questões aos convidados, de forma a esclarecerem dúvidas sobre a adoção de animais, quem pode adotar, de que forma, a quem se devem dirigir, no caso de terem conhecimento de animais abandonados, entre outras questões.

Os organizadores desta iniciativa, que pretende zelar pelo "bem-estar animal", aperceberam-se do flagelo do abandono de animais e da necessidade de conhecer as Instituições que trabalham em prol da defesa e proteção dos animais, a nível local e regional. Os alunos quiseram acrescentar a sua marca à designação da campanha: AMICÃO e AMIGATO «"Adote um amigo para sempre!” “Patas a caminho, leva o teu bichinho!!!”».

A convite de um aluno, no Dia Mundial do Animal, receberam a visita da cadela Syrah, também ela vítima de abandono e, neste momento, certificada e ao serviço do projeto SmileDog. A par desta ação, um aluno voluntário da ASPA deu a conhecer o dia a dia desta Associação: atividades, parcerias, dificuldades e modo de funcionamento.

A partir daí sentiram necessidade de repensar a adoção, enquanto uma responsabilidade elevada e, por outro lado, de um caminho para a promoção também do bem-estar humano. Os alunos perceberam que o papel da escola podia ir um pouco mais além, e que antes da campanha de adoção, seria importante realizarem um Plenário de Sensibilização para a Campanha de Adoção de Animais.


PUB.


25 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg