• comercioenoticias

ALENQUER JÁ TEM ESPAÇO CIDADÃO


O município de Alenquer inaugurou hoje, 6 de janeiro, na presença da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, o Espaço Cidadão de Alenquer.

A governante elogiou o empenho daquele município na abertura dos Espaços Cidadão em todo o concelho. Em todo o país são já 650 balcões disponíveis, sendo o objetivo a cobertura de todo o território nacional.

“Acreditamos na tecnologia ao serviço dos cidadãos, nas suas capacidades para aproximar as pessoas e garantir o seu acesso aos serviços onde quer que resida. Mas também sabemos que ainda existem muitas pessoas que não têm acesso às novas ferramentas digitais e por isso é importante que existam estes Espaços Cidadão, com funcionários habilitados a esclarecer e a auxiliar quem recorre a este serviço”, explicou a governante.

Com esta inauguração o concelho de Alenquer passa a dispor deste serviço nas suas 11 freguesias, cumprindo um desígnio assumido pelo presidente da Câmara, Pedro Folgado aquando da inauguração do balcão de Ventosa em julho de 2017.

“Desde o anterior executivo que manifestámos a nossa intenção de abrir um Espaço Cidadão em cada uma das nossas freguesias, uma vez que este é um exemplo muito concreto do que é também o nosso conceito de descentralização, proximidade e igualdade de acesso aos serviços públicos da administração central e local”, referiu o presidente da autarquia.

“Volvidos cerca de dois anos e meio desde a abertura do primeiro balcão, podemos dizer que não só concluímos como ultrapassámos esse objetivo, uma vez que a freguesia do Carregado conta com dois Espaços Cidadão, algo que não estava inicialmente previsto, mas que se justifica na relação com o número de habitantes”, acrescenta Pedro Folgado.

Paulo Matias, presidente da freguesia de Alenquer, manifestou-se satisfeito pela inauguração de mais um serviço, que irá beneficiar de forma muito direta não só os residentes, mas também de todos os que diariamente passam pela vila.

“Há muita gente que não morando em Alenquer, trabalha aqui ou passa pela vila rumo ao seu emprego e que pode utilizar este serviço. Por isso estou certo de que vamos ter muito trabalho, mas é isso que pretendemos, estar cada vez mais próximos do cidadão, poupando-lhe tempo e dinheiro”.

Paulo Matias esclareceu ainda que a demora da abertura deste Espaço Cidadão se deveu à necessidade de ter duas funcionárias com formação, de forma a garantir a continuidade do serviço.

“Se tivéssemos apenas uma funcionária teríamos de interromper o serviço sempre que houvesse um caso de doença ou de férias, por isso preferimos não abrir no imediato, mas fazê-lo com todas as condições”, esclareceu.

O Espaço Cidadão de Alenquer está instalado na antiga sede da freguesia de Triana, na Rua Sacadura Cabral, com mais de 200 serviços disponíveis de 16 entidades, de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h30 às 16h30.

O atendimento nos Espaços Cidadão é assegurado por funcionários das respetivas freguesias que recebem formação especifica, a cargo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entidade que tutela estes equipamentos.

Nos Espaços Cidadão pode por exemplo, tratar da sua carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

13 visualizações

1/9

1/10

1/8

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

10/24/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias