• comercioenoticias

ALCOBERTAS APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE NATUREZA


Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia que o país e o mundo atravessam, Alcobertas, localidade localizada a norte do concelho de Rio Maior, abdicou da realização das suas festas de celebração da elevação a vila, em que habitualmente as Tasquinhas eram o ponto forte dos festejos.

Ainda assim o executivo da Junta de Freguesia de Alcobertas, aproveitando a visita do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Ceia da Silva, ao concelho de Rio Maior, assinalou ontem, 13 de maio, o 22.º aniversário da elevação a vila, com o lançamento da primeira pedra do parque de autocaravanismo a ser implementado em Chãos, junto à Cooperativa Terra Chã. Para além do presidente da CCDR este momento simbólico do início das obras contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e do presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, Paulo Jorge Dias.

“Este parque da área de serviço de autocaravanas era um desejo desta freguesia há alguns anos e agora finalmente conseguimos colocar a primeira pedra, estando o início da sua construção previsto começar em breve. Estamos a falar de um investimento de cerca de 90 mil euros dos quais 70% vêm do Turismo de Portugal e o restante da Câmara Municipal, portanto quero deixar um agradecimento a estas duas entidades”, frisou Paulo Jorge Dias que espera que durante o próximo verão já seja possível a sua utilização em pleno.

O autarca entende que esta obra é de grande importância para Alcobertas, “não só pelo desenvolvimento que virá trazer a nível do turismo de natureza que pretendemos continuar a implementar e a desenvolver, mas também para quem tem o gosto pelo caravanismo e que num raio de 40 ou 50 km não tem nenhum sítio para poderem fazer as descargas e poderem pernoitar em segurança e dentro da lei”.


PUB.


Seguiu-se uma visita ao geossítio do Vale do Barco localizado na estrada que liga Chãos ao Olho de Água, inaugurada há cerca de um ano, e de onde se avista uma paisagem de extrema beleza. “Era uma pedreira que estava totalmente desenquadrada e agora é visível a sua agradável recuperação”, contou o presidente da Junta, que explicou que foi construído um muro de pedra seca com cerca de um quilómetro e meio. “Queremos agora valorizar o interior dessa pedreira, mantendo as características e o valor histórico que ela tem”, relatou ainda Paulo Jorge Dias.

O terceiro momento do dia foi marcado por uma visita ao recuperado edifício dos Potes Mouros, tratando-se de mais uma parceira entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.

Ao Comércio & Notícias Paulo Jorge Dias relatou que “o edifício estava algo degradado pelo que houve um investimento por parte da Câmara com a parceria da Junta com a importância não só de manter o edifício, mas também de o começar a utilizar como uma forma de apoio aos vários locais históricos que existem em toda a freguesia, desde Teira aos Sourões, passando pelos Chãos, pela Portela de Teira, ou seja há aqui um plano integrado do turismo de natureza que se pretende valorizar e incrementar pelo que é preciso criar estruturas para que as pessoas possam vir em segurança e terem onde comer e pernoitar, mas como digo isto é um processo evolutivo que não se pode fazer de um dia para o outro”, concluiu.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior entende que “foi muito importante esta visita a Alcobertas acompanhada pelo sr. presidente da CCDR. Demos-lhe conta das diversas capacidades e potencialidades que Alcobertas tem para conseguirmos capacitar o turismo e a visitação da freguesia, beneficiando e articulando melhor as suas várias soluções para captar pessoas, interesse e investimento”.

Filipe Santana Dias revela ainda que “Alcobertas tem todas as condições para conseguir produzir um produto turístico de elevada qualidade, onde possamos atrair não só a visitação, mas também a pernoita. É esse caminho que estamos a fazer no tratamento do turismo e acreditamos que a breve trecho teremos aqui uma solução turística realmente integrada e com boa oferta em toda a freguesia”, concluiu o edil riomaiorense.


PUB.


428 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1/8

1/9

1/6
Lino Martins - site
Lino Martins - site

Bicharada - Site
Bicharada - Site

Lino Martins - site
Lino Martins - site

1/9
Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

Extreme Peste - Site
Extreme Peste - Site

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

6/14/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg