• comercioenoticias

ALCOBAÇA: MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE COZ CLASSIFICADO OFICIALMENTE COMO MONUMENTO NACIONAL


A Igreja de Santa Maria de Coz juntamente com o seu antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro foram decretadas oficialmente como Monumento Nacional, após decisão tomada em Conselho de Ministros realizado no passado dia 22 de abril.

O Mosteiro de Coz integra um lote de cinco imóveis até ao momento considerados de “Interesse Nacional”, tendo agora lhes sido atribuída a designação de “Monumento Nacional” considerando, designadamente, “o interesse dos bens enquanto testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros emitido logo após a conclusão da reunião.


PUB.


“Este é sem dúvida um dia histórico para todo o concelho de Alcobaça. O legado cisterciense no nosso território é imenso, mas, em termos de perceção pública, estava circunscrito ao Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade. Com esta decisão do Governo, faz-se justiça ao Mosteiro de Coz, ao concelho e a esse mesmo legado cisterciense. Sendo agora Monumento Nacional, o Mosteiro de Coz pode ser candidatado a fundos para as necessárias obras de reabilitação e de preservação, nomeadamente na sua zona envolvente, de modo a modernizar o acolhimento dos seus visitantes. Alcobaça está de parabéns!”, congratula-se o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.


PUB.


88 visualizações0 comentário

1/8

1/9

1/4

1/7

1/8

onde comer

1/10
telefonesuteis.jpg

Periodicidade: Diária

5/12/2021

coronavirus.jpg
bannered.png
Centro Médico de Rio Maior.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg